A NORMALISTA: UMA ABORDAGEM DE CUNHO NATURALISTA DA SOCIEDADE FORTALEZENSE DO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1794Resumo
O presente trabalho teve a pretensão de investigar a obra A Normalista de Adolfo Caminha com base nos aspectos pertencentes à estética naturalista, identificando por meio das descrições da cidade e dos personagens principais as críticas do autor. Além destes, analisou-se se o contexto histórico e social da época e a biografia de Adolfo Caminha influenciaram na narrativa. Na obra, Caminha lança mão da crítica social à sociedade fortalezense da época no século XIX, com o intuito de desmascará-la, mostrando suas podridões e questionando seus aspectos provinciais.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Sânzio. Introdução crítica: Dois livros raros de Adolfo Caminha. http://www.academiacearensedeletras.org.br/revista/Colecao_Dolor_Barreira/Tentacao/ACL_Tentacao_04_INTRODUCAO_CRITICA_DOIS_LIVROS_RAROS_DE_ADOLFO_CAMINHA_Sanzio_de_Azevedo.pdf Acessado em: 26/08//2016.
CAMINHA, Adolfo. A Normalista. Fonte digital: www.bn.br, 2001. http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/normalista.pdf . Acessado em: 13/04/2016
b
CÂNDIDO, Antônio; CASTELLO, J. Aderaldo. Presença da literatura brasileira. 5. ed. SãoPaulo: Difusão Européia do livro, 1974.
CASSAVIA, Gilberta M. L. O ensino da Literatura no Brasil: Um histórico. - Unicamp, 1981.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. Parte II / Estilos de época. 7° ver. ed. Atual. – São Paulo: Global, 2004.
MOISÉS, Massaud. História da Literatura Brasileira. Volume II: Realismo e Simbolismo. 4° ed. – São Paulo: Cultrix, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).