“A SECRETARIA DA SAÚDE ADVERTE: MACHISMO FAZ MAL À SAÚDE”: UMA ANÁLISE DA NEGAÇÃO DO ESTEREÓTIPO EM UMA CAMPANHA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1804Resumo
Este trabalho busca analisar, com base na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1999, 2003), uma campanha publicada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura da cidade de São Paulo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo deste trabalho é demonstrar de que forma os recursos linguísticos foram utilizados para alcançar o objetivo da campanha que acreditamos ser o de abrir os olhos do cidadão para atitudes que ainda são tomadas em relação às mulheres. Para tanto, foi realizada uma reflexão teórica sobre o significado acional (intertextualidade e pressuposição) e o significado representacional (interdiscusividade), para, em seguida, a campanha ser analisada e ser demonstrado de que maneira houve a negação dos estereótipos encontrados.
Downloads
Referências
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.
HALLIDAY, M. A. K. (1978) Language as Social Semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Arnold.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança e Social. Coord. Tradução Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. London; New York: Routledge, 2003.
FOUCAULT, M. What is enlightenment? In: RABINOW, P. (Ed.) Michel Foucault: essential works, v. 1, Ethics. Harmondsworth: Penguin, 1994, p. 303-319.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de Discurso (Para A)
Crítica: O texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2011.
RESENDE, V. M & RAMALHO, V. S. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).