A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TEXTOS DE ALUNOS NA FASE DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v7i2.182Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a escrita em diversos contextos, mais especificamente evidenciar os episódios de (re)escrita a partir das marcas encontradas nos textos. A experiência foi realizada na escola do município de Curvelândia, com crianças de seis a oito anos de idade em classes de 1º a 4º ano. Assumindo como pressuposto básico da pesquisa, refletir sobre como se dá esse processo de aquisição, o qual tem seu marco no primeiro contato da criança com a escola, entretanto perdura por vários anos, pois a escrita se faz presente em todo o processo educacional, sendo um espaço importantíssimo na articulação da linguagem e na formação de sujeitos criticamente letrados, foi adotado como embasamento teórico autores como, Abaurre (1997), Fiad (1997), Sabinson (1997) e Smolka (2001).
Para citar esse artigo:
SANTANA, Euzilene I. A aquisição da escrita: Uma análise a partir de textos de alunos na fase de alfabetização. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 76-93, Dezembro de 2014.
Downloads
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Cenas de aquisição da escrita: O sujeito e o trabalho com o texto./ Raquel Salek Fiad, Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson - Campinas,SP: Associação de leituras do Brasil (ALB): Ed. Mercado de Letras, 1997. (Coleção leituras no Brasil).
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Ludicidade na sala de aula: ano 01 unidade 04 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
Barbosa, Maria José Landivar de Figueiredo. Dos intentos de escrita à escrita convencional: algumas manifestações / Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa. Campinas, SP : [s.n.], 2013. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed., Cortez: São Paulo, 2001.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto
Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. - São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.
FINGER, Ingrid. Aquisição da linguagem na perspectiva behaviorista. In: FINGER, Ingrid; QUADROS, Ronice Muller de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo / 10. Ed. - São Paulo, SP: Editora Cortêz; Campinas SP, 2001.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização/ Leda Verdiani. 5. Ed. – São Paulo, Cortez, 2002. – (Coleção Questões da Nossa Época; v.47)
VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).