UM ESTUDO HERMENÊUTICO DO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Autores

  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rubenita do Nascimento Universidaide Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1823

Resumo

RESUMO: Este texto objetiva identificar, analisar e interpretar, de acordo com os estudos da hermenêutica, as diferentes vozes discursivas e os diálogos que se entrelaçam e estão contidos no Sermão da Sexagésima, do padre Antônio Vieira em relação aos textos bíblicos. Para esta proposta analítica, buscamos fundamentação teórica nos conceitos de polifonia e dialogismo de Mikhail Bakhtin e intertextualidade de Júlia Kristeva, como um caminho para a interpretação dos sentidos contextuais do Sermão. Vieira busca através da exegese conectar o texto bíblico ao ouvinte, e fazendo diálogo com outros textos torna seu discurso muito mais persuasivo. Através da análise procuramos destacar a sua importância religiosa e literária. Segundo os argumentos do padre Vieira, o entendimento da palavra de Deus está sendo deturpado por pregadores cultistas. Assim, ele busca fundamentar seus escritos em textos bíblicos, e de maneira implícita, procura conduzir o ouvinte a uma reflexão que lhe cause mudança.

 

Palavras- chave:  Sermão. Hermenêutica. Intertextualidade. Dialogismo. Padre Viera.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Coordenação da Graduação e Pós-Graduação em Letras da UEMS
  • Rubenita do Nascimento, Universidaide Estadual de Mato Grosso do Sul
    Graduada em letras

Referências

ABDALA JÚNIOR, B. & PASCOALIN, M. A. História Social da Literatura Portuguesa. 4 ed. São Paulo: Ática, 1994.

ALMEIDA, M. J. A persuasão nas crônicas de Lya Luft escritas na coluna “Ponto de Vista” para a revista Veja. Caderno Seminal Digital Ano 17, nº 16, V. 16 (Jul.- Dez/2011) – ISSN 1806 -9142. Santo André, 2009.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução dos originais, mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico. 32ª edição. Edição Clarentiana, 1981.

CEREJA, W. R. Panorama da literatura portuguesa. São Paulo: Atual, 1991.

FIORIN, J. L. Tendências da análise do discurso. Estudos Lingüísticos, v.19. In: GREGOLIN, M. R. V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. São Paulo: Alfa, 1995.

HADDAD, J. A. Os sermões. São Paulo: Melhoramentos, 1963.

KOCH, I. Argumentação e Linguagem. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LINS, I. Sermões e Cartas do Padre Antônio Vieira. Ediouro Publicações, s/d.

MELO, S. Argumentação e persuasão: “O Sermão da Sexagésima” do Padre Antônio Vieira. 137. (2005). Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

MOISES, M. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008

PÉCORA, A. Política do Céu (Anti-Maquiavel). In: NOVAES, Adauto. (Org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SARAIVA, A. J.; LOPES, O. História da literatura portuguesa. 8.ed. Porto: Editora Porto, 1975.

SILVEIRA, F. M; MONGELLI, L. M. M.; CUNHA, M. H. R.; direção: MASSAUD, M.. A literatura portuguesa em perspectiva. São Paulo: Atlas, 1993.

VIEIRA, A. Sermão da Sexagésima. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/vieira-antonio-sermao-sexagesima.pdf. Acesso em 29 de nov. 2016.

Downloads

Publicado

08.08.2017

Como Citar

UM ESTUDO HERMENÊUTICO DO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA. (2017). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 104-123. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1823