O CANIBALISMO NO RELATO DE VIAGEM DE HANS STADEN

Autores

  • Rodrigues de Souza Bortolozzo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i2.184

Resumo

O canibalismo, tão condenado por questões morais e éticas contemporâneas, foi um hábito existente ao longo da história. Longe de uma conotação que associa algum tipo de ritual religioso e o consumo de carne humana, é uma prática dotada de diferentes motivações e características. Canibalismo pode ser definido como o ato de comer carne ou parte do corpo de um indivíduo da mesma espécie. Esta prática foi muito relatada pelos Europeus, durante a época das grandes navegações e descobrimentos marítimos, nos séculos XV e XVI. Ao entrarem em contato como os nativos de diversas culturas os viajantes ficavam chocados com os atos de canibalismo. Também chamado de Antropofagia é o ato de comer uma parte, ou várias partes de um ser humano, os indígenas praticavam pensando que iriam ter as habilidades e força das pessoas que comiam. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do Grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

 

Para citar este artigo:

BORTOLOZZO, Rodrigues de Souza. O canibalismo no relato de viagem de Hans Staden. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 141-146, Dezembro de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Cândida Ferreira de. Torna-se outro: o topos Canibal na Literatura Brasileira. Ed. Annablume, 2002.

CASTRO, Eduardo Viveiro de. Xamanismo e sacrifício. in: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. SP, Cosac & Naify, 2002

Disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropofagia> Acessado em 03 de Novembro de 2013.

Disponível no Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Staden> Acesso em 28 de Outubro de 2013.

LOBATO, Monteiro. As aventuras de Hans Staden. 1º Ed.; Cia editora nacional, Rio de Janeiro, 1927.

SILVA, Rafael Pereira da. As desventuras de um renascentista entre os Tupinambás: a visão do viajante Hans Staden sobre as terras e os povos do Brasil. Disponível no site: http://br.bing.com/search?FORM=UP97DF&PC=UP97&q=As+desventuras+de+um+renascentista+entre+os+Tupinamb%C3%A1s%3A+a+vis%C3%A3o+do+viajante+Hans+Staden+sobre+as+terras+e+os+povos+do+Brasil Acesso no dia 10 de Novembro de 2013.

STADEN, Hans. Viagem ao Brasil. São Paulo: Martin Claret, 2008.

THEODORO, Janice. Descobrimentos e Colonização. São Paulo: Ática, 1991.

TORRES, Antônio. Meu querido canibal. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Bortolozzo, R. de S. (2014). O CANIBALISMO NO RELATO DE VIAGEM DE HANS STADEN. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(2), 141–146. https://doi.org/10.30681/real.v7i2.184