REFLEXÕES SOBRE CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUAS: FOCO NAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE DOCENTES

Autores

  • Graciene Verdécio de Gusmão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1883

Resumo

Objetivou-se, nesta pesquisa, investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, a investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões linguísticas e socioculturais relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era da globalização, conceito de crenças e formação docente de línguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (BOGDAN & BIKLEN, 1994; ANDRÉ, 1995), cujo corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados da análise enfatizam a necessidade do repensar de políticas de formação de professores de Línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re)formulação das mesmas, no intento de encontrar subsídios inovadores para o enfrentamento dos desafios presentes, hoje, no ensino escolarizado brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Graciene Verdécio de Gusmão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres. Professora nos cursos de Letras (Português/Inglês) e Letras (Português/Espanhol), da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na Modalidade Educação a Distância – EAD. E-mail: graciene.verdecio.gusmao@gmail.com

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Publicado

04.01.2018

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUAS: FOCO NAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE DOCENTES. (2018). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(2), 89-116. https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1883