AS DUALIDADES DA SOMBRA DE AUGUSTO DOS ANJOS: UMA ANÁLISE DO EU-LÍRICO NO POEMA MONÓLOGO DE UMA SOMBRA

Autores

  • Kleber Kurowsky Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1941

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar as manifestações do eu-lírico no poema Monólogo de uma Sombra, do autor brasileiro Augusto dos Anjos, e refletir sobre sua aparente duplicação com a manifestação de um novo eu-lírico ao final do poema. Primeiro será feita uma análise do eu-lírico que se manifesta logo ao início do poema, que chamaremos aqui de Sombra, observando a métrica dos versos e as opiniões deste eu-lírico a respeito do mundo e da vida humana. Em seguida, será estudado o eu-lírico que surge ao final do poema, apresentando suas respectivas opiniões e contraposições em relação à Sombra. Tendo em vista as posições filosóficas e existenciais de cada eu-lírico presente na obra, serão apontados os momentos de convergência e divergência entre eles e como isso afeta a leitura do poema. Como principais eixos de pesquisa, será estudado, principalmente, os aspectos niilistas e cientificistas da obra, ou seja, com ênfase no vocabulário científico e filosófico que perpassa não apenas este poema, mas toda a obra de Augusto dos Anjos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Kurowsky, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In:______. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. O último capítulo da história do mundo. In:______. Nudez. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ANJOS, Augusto dos. Obra completa de Augusto dos Anjos. Disponível em: http://www.dlnotes2.ufsc.br/document/read/4816. Acesso em: 16 de maio de 2017

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENTO, Edilane Rodrigues. Melancolia e poesia tecidas em flor e anjos: diálogo melancólico entre as poéticas de Augusto dos Anjos e Florbela espanca. 2008, 126 f. Dissertação (Mestrado em letras) Universidade Estadual da Paraíba.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 21ª ed., Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

ERICKSON, Sandra Sasseti Fernandes. Augusto dos Anjos: Moderno Sim Senhor! Anais de Evento. III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI), Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR, 2014.

VIVALDO, Leonardo Vicente. Uma poética sobre NADA? O niilismo em Augusto dos Anjos. 2013, 151 f. Dissertação (Mestrado em letras), Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual de São Paulo.

MORAIS, Ana Paula Araújo de; MACHADO, James Wilker Freire; FREIRE JÚNIOR, Orlando. Angústia e pessimismo na poesia de Augusto dos Anjos. Revista Discentis, Irecê – BA, 1ª Edição, p. 40 – 50, 2012.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2ª ed., 2014.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Kurowsky, K. (2017). AS DUALIDADES DA SOMBRA DE AUGUSTO DOS ANJOS: UMA ANÁLISE DO EU-LÍRICO NO POEMA MONÓLOGO DE UMA SOMBRA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 134–153. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1941