O JORNAL E A “IMPRENSA NEGRA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR.

Autores

  • Andrea Larisse Castro Moura UFPA
  • Sheila maués Autiello UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2248

Resumo

A escola representa muitas vezes a única oportunidade do jovem leitor estar em contato com os textos e, por conseguinte, com os debates sociais mais relevantes. É imperioso propiciar experiências de leitura que contribuam para sua formação intelectual garantindo de forma correlata o desenvolvimento da consciência política e histórica da diversidade, o fortalecimento das identidades e a noção de direito. O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização do jornal em ambiente escolar, como atividade permanente, sobretudo no nível fundamental de ensino, como ferramenta pedagógica para a formação de leitores e para a educação das relações étnico-raciais, com vistas a adensar as ações de combate ao racismo e à descriminação, em conjunto com o projeto político pedagógico, como estabelece a lei 10.639/03. Para alcançar tal objetivo, propõe-se o estudo de jornais atuais em comparação aos jornais daquela que ficou conhecida como “Imprensa Negra”, que consistem em jornais publicados em São Paulo, no período pós-abolicionista, no final do século XIX, dentre eles A Liberdade (1919-1920), O Clarim d´Alvorada (1929-1940), Chibata (1932), Alvorada (1948). Destarte, a utilização do jornal na escola poderá contribuir para transformar a experiência de leitura em uma experiência de (re)conhecimento histórico-identitário e de (re)significação das representações sociais brasileiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Larisse Castro Moura, UFPA
  • Sheila maués Autiello, UFPA

Referências

ADAIR, Flavia. O jornal como instrumento pedagógico. Programa Folha Educação: uma proposta de leitura de jornal em sala de aula. In: Comunicação & Educação. SP: USP, jan/abr, 1995.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal — 2’cd. — São Paulo. Martins Fontes, 1997. (Coleção Ensino Superior)

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais: tipificações e interação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de primeira à quarta série. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997.

CALLADO, Ana Arruda; ESTRADA, Maria Ignez Duque. Como se faz um jornal comunitário. Petrópolis: Vozes, 1986.

COSTA, Cristina. Educação, Imagem e Mídias. São Paulo. Cortez, 2005. (Coleção Ensinar e Aprender com textos, V.12).

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. Campinas: Unicamp, 11(5), 1991. p.173-191.

CHRISTOFOLETTI, Rogério & BASSO, Marjorie K. J. O preto no branco: democracia midiática no Brasil e presença de negros nas fotos dos jornais. Estudos em Comunicação, no2, p. 111-125. Dezembro de 2007.

ERBOLATO, Mário. Técnicas de codificação em jornalismo: redação, captação e edição no Jornal Diário. 5 ed. São Paulo: 1991.

FARIA. Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal em sala de aula. 10 ed. São Paulo. Contexto, 2006.

FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, Paulo, 1921 A importância do ato de ler: em três artigos que se completam /Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987.

FREINET, Celéstin. O Jornal Escolar. Lisboa: Estampa 1977.

GERALDI, J.W. (org.) Prática de leitura na escola. In: Geraldi, J.W. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001. (Coleção na sala de aula).

GUIMARÃES, Antônio S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. Tese. Universidade de São

Paulo, 1997.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 2001.

KLEIMAN & CAVALCANTI (org.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

LOPES-ROSSI, MAG (org.) Gêneros discursivos no ensino da leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002.

MARCONDES, Beatriz. MENEZES, Gilda. TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens na sala de aula. Rio de Janeiro: Editora Ensino Contexto, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela et al. Gêneros Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MINAYO, M. C. S., 1982. O Desafio do Conhecimento. São Paulo: Hucitec.

PAVANI, Cecília. JUNQUER, Ângela. CORTEZ, Elizena. Jornal: uma abertura para a educação. Campinas, SP. Papirus, 2007.

PONTUAL, Joana Cavalcante. O jornal como proposta pedagógica. São Paulo: Paulus, 1999.

RABACA, Carlos A.; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Codecri, 1978.

ROJO, R.H.; CAVALCANTE, J.C.; PIO D.A. Práticas de linguagens no ensino fundamental: circulação e apropriação de gêneros do discurso e a construção do conhecimento. Intercambio São Paulo, v.10, p.125-136, 2001.

SANTOS, Antônio & PINTO, Manuel. O jornal escolar, porque e como fazê-lo. Porto Edições Asa, 1992.

SANTOS, José Antônio dos. Imprensa negra: a voz e a vez da raça na história dos trabalhadores brasileiros. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/tex/josesantos.pdf. Acesso em: 08 out. 2008 Site www.abdias.com.br. Acesso em: 21 out. 2008.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é um privilégio. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. 250p.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

O JORNAL E A “IMPRENSA NEGRA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 155-172. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2248