ANÁLISE DA PRODUÇÃO E REESCRITA TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.2282Resumo
Resumo: Diante dos desafios em que o professor encontra no processo de avaliação da produção e reescrita de textos dos alunos, dos anos iniciais, o presente trabalho busca por intermédio de uma pesquisa analítico-reflexiva, destacar a importância de o professor diagnosticar o texto do aluno para bem orientar a reescrita, além de mostrar a reescrita como uma prática necessária, para atender aos objetivos da interação estabelecidos. Este trabalho está articulado às atividades do projeto de pesquisa “Ações colaborativas nos anos iniciais: um olhar para as práticas de produção e reescrita textual em formação continuada”, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel. As discussões teóricas aquecidas partem da concepção de linguagem e, consequentemente, de escrita, como forma de interação, ancoradas nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin/Volochinov (2014 [1929]) e de Antunes (2003). No que tange a análise e orientação de texto, recorremos ao instrumento de avaliação apresentado em COSTA-HÜBES (2012), a fim de identificarmos os aspectos dominados e não-dominados na produção escrita, de um aluno do 5º ano, de uma escola da rede pública de ensino, dos anos iniciais, do ensino fundamental, da região Oeste do Paraná.
Palavras-chave: Produção de texto. Reescrita de textos. Tabela diagnóstica. Anos iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).