O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA NA PÁGINA DO IG SOBRE A ELEIÇÃO 2014
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2523Resumo
Adotamos neste artigo a concepção textual-discursiva, interativa e sociocognitiva, defendendo a ideia de que o sentido é uma construção interativa, dinâmica, que se realiza por meio de sujeitos que mobilizam seus modelos de mundo devido à proeminência da interação. Assim, o leitor/falante é impelido não somente a criar estratégias de ordem cognitivo-discursiva, com o intuito de construir conjecturas, legitimar ou não essas conjecturas, mas também completar as lacunas que o texto/fala exibe, até aproximar-se de uma certa compreensão. Para que isso aconteça, é necessário que, na produção desse sentido, o escritor/falante faça uso de estratégias de referenciação, tais como: introdução, condução, retomadas de elementos de referenciação. Para tanto, defendemos que o redator da Página do IG faz usos dessas estratégias para construção do sentido do texto. Para que a discussão sobre a temática da referenciação seja realizada, apresentamos inicialmente uma revisão da literatura que trata da questão. Em seguida, discutimos as estratégias de referenciação, observando o corpus provindo dessa página, mais especificamente a que aborda as eleições de 2014. Como resultado, observamos como os textos estudados têm demonstrado que a escolha feita do léxico, com intuito de referenciar os objetos de discurso, imprime características linguísticas que esclarecem ao leitor quais os propósitos comunicativos do redator.Downloads
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