O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA NA PÁGINA DO IG SOBRE A ELEIÇÃO 2014

Autores

  • NEILTON FARIAS LINS INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS SANTANA DO IPANEMA-AL

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2523

Resumo

Adotamos neste artigo a concepção textual-discursiva, interativa e sociocognitiva, defendendo a ideia de que o sentido é uma construção interativa, dinâmica, que se realiza por meio de sujeitos que mobilizam seus modelos de mundo devido à proeminência da interação. Assim, o leitor/falante é impelido não somente a criar estratégias de ordem cognitivo-discursiva, com o intuito de construir conjecturas, legitimar ou não essas conjecturas, mas também completar as lacunas que o texto/fala exibe, até aproximar-se de uma certa compreensão. Para que isso aconteça, é necessário que, na produção desse sentido, o escritor/falante faça uso de estratégias de referenciação, tais como: introdução, condução, retomadas de elementos de referenciação. Para tanto, defendemos que o redator da Página do IG faz usos dessas estratégias para construção do sentido do texto. Para que a discussão sobre a temática da referenciação seja realizada, apresentamos inicialmente uma revisão da literatura que trata da questão. Em seguida, discutimos as estratégias de referenciação, observando o corpus provindo dessa página, mais especificamente a que aborda as eleições de 2014. Como resultado, observamos como os textos estudados têm demonstrado que a escolha feita do léxico, com intuito de referenciar os objetos de discurso, imprime características linguísticas que esclarecem ao leitor quais os propósitos comunicativos do redator.  

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Biografia do Autor

  • NEILTON FARIAS LINS, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS SANTANA DO IPANEMA-AL

    ADAM, J.M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo, Cortez, 2011. 

                                                                                                    

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    ___. KOCH, I. V.G. Estratégias de referenciação e Progressão referencial na língua falada.

    In: Gramática do Português Falado. Vol. VIII: Novos Estudos Descritivos. 1. ed.       Campinas: Editora da UNICAMP/FAPESP, 2002.

     

    MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma         abordagem dos processos referenciais. In: CAVALCANTE, M. M. et al. (orgs.)         Referenciação. São Paulo, Contexto: 2003. p. 17-52.

     

    RONCARATI, C. As Cadeias do Texto: construindo sentidos. São Paulo, Parábola, 2010. 

     

    Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL (2004). Mestrado em Linguística pela UFAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, linguagem, gêneros textuais, elementos verbais e não verbais, análise do discurso, análise da conversação. Participa do GETEL - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares - Coordenado pela Profª. Drª. Maria Francisca Oliveira Santos e do GENTELLI - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias, Língua e Literatura - Coordenado pelo Prof. Dr. Herbert Nunes de Almeida Santos. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas 

Referências

ADAM, J.M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo, Cortez, 2011.

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In: Gramática do Português Falado. Vol. VIII: Novos Estudos Descritivos. 1. ed. Campinas: Editora da UNICAMP/FAPESP, 2002.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos referenciais. In: CAVALCANTE, M. M. et al. (orgs.) Referenciação. São Paulo, Contexto: 2003. p. 17-52.

RONCARATI, C. As Cadeias do Texto: construindo sentidos. São Paulo, Parábola, 2010.

Ultimosegundo.ig.com.br/ 2014, debate de presidenciáveis terá tom mais duro e comparações de projetos. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica. Acesso em:09/04/2014.

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Publicado

26.02.2019

Como Citar

O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA NA PÁGINA DO IG SOBRE A ELEIÇÃO 2014. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 67-83. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2523