CONCEPÇÕES DO FAZER POÉTICO EM DRUMMOND
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v7i2.269Resumo
Alguma Poesia(1930), “O Lutador” encontrado no livro José (1942); “Procura da Poesia” em Rosa do Povo (1945) e por fim “Música de Fundo: Palavra Mágica” encontrado no livro Discurso de Primavera (1977) de Carlos Drummond de Andrade. Nossa opção por trabalhar com a poesia de Carlos Drummond de Andrade nos permite demonstrar como a oficina literária e a consciência do poeta de que as palavras tem materialidade, são elementos constitutivos da poesia a partir do século XX.
Para citar essa obra:
BARBOSA, Cristiane E. Concepções do Fazer poético em Drummond. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 27-44, Dezembro de 2014.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. 8 edição, Rio de Janeiro: Record, 2007.
______ Carlos Drummond de Andrade: Poesia Completa. Editora Nova Aguiar, Rio de Janeiro, 2006.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia,1981.
______. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história. 7. Ed. – São Paulo: Ed. Nacional. 1985.
______. IN: “Inquietude na poesia de Drummond”. Vários escritos. 4. Ed. São Paulo/Rio de Janeiro/Duas cidades/Ouro sobre azul. 2004.
LIMA, Luís Costa. Dispersa demanda: ensaio sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: F. Alves, 1981.
MELLO, Heitor Ferraz. Drummond: entre o ser e as coisas. Revista Cult. Ed:17. Ano VI. N°62. 2003. P41 a 65.
______. Drummond: entre o ser e as coisas. 2010. Disponível em: < http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/drummond-o-antibusto. Acesso em 27 de Outubro de 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).