IMAGINANDO ESPAÇOS DA NAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2714Resumo
Resumo: Na literatura de imigração, o conceito de nação tem um papel importante, já que muitas vezes problematiza o deslocamento de atores sociais para outros contextos culturais, os quais os forçam a aprender novas formas de comunicação, mas também a rever a imaginação da nação, tanto de origem como do destino da imigração. No romance Heimatroman oder Wie mein Vater ein Deutscher wurde (‘Romance pátrio ou como meu pai se tornou alemão’), publicado em 2006, Nicol Ljubic discute a imaginação da nação do ponto de vista do pai (imigrante croata na Alemanha) e do filho (segunda geração nascida na Alemanha) e como eles conectam os diferentes elementos da narrativa nacional. Nesse sentido, este artigo pretende analisar a figuração da nação no contexto da origem e do destino da imigração, levando em consideração as motivações que desencadeiam determinados conjuntos de imagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).