Abrangência do termo "estratégias" no efeito retroativo de exames de proficiência em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2720

Resumo

O efeito retroativo que testes de proficiência em língua inglesa de alta relevância pode causar no ensino tem sido muito discutido nos estudos sobre avaliação e mostram possibilidades de consequências positivas e também negativas. Muitas vezes, o termo estratégias ou técnicas para fazer um teste é visto de forma negativa pelos atores envolvidos, como se fosse um aspecto que não tivesse relação com as habilidades de uso da língua. O objetivo principal deste artigo é focalizar dois termos pouco explorados quando o efeito retroativo é analisado: a experiência em responder teste (test-wiseness) e estratégias para a realização de testes (test-taking strategies) demonstrando que, muitas vezes, o limite entre eles não está claramente estabelecido. Além disso, busca-se também ressaltar aspectos positivos presentes em ambos pelo aprofundamento de suas definições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Kobayashi, Instituto Federal São Paulo

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada

Atua na área de pesquisa em avaliação de proficiência em língua inglesa, ensino de LI, testes internacionais de proficiência.

Docente na área de línguas do Instituto Federal São Paulo  

Referências

ALDERSON, J. C., WALL, D. Does washback exist?, Applied Linguistics, 14, p.115, 1993.

ALMEIDA FILHO, J. C.P., SCHMITZ, J. R. Glossário de Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 1998.

BACHMAN, L., PALMER, A. Language testing in practice: Designing and developing useful language tests. Oxford: OUP, 1996.

BENSON, J. The psychometric and cognitive aspects of test-wiseness: a review of the literature. In M. KEAN (ed.) Test-wiseness. Bloomington: Phi Delta Kaplan, 1988.

BUCK, G. Testing Listening Comprehension in Japanese University Entrance Exams. JALT Journal, v.10, p.15-42, 1988.

CANALE, M., SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v.1, n.1, 1980.

COHEN, A. Strategies in learning and using a second language. New York: Addison Wesley Longman Inc, 1998.

COHEN, A.D. The coming of Age of Research on Test-Taking Strategies. Language Assessment Quarterly, v.3(4), p.307-331, 2006.

CREHAN, K., KOEHIER, R.A., SLAKTER, M. J. Longitudinal studies of test-wiseness. Journal of Educational Measurement. v.11, p.209-2 12, 1974.

DAVIES, A. Follow my leader: Is that what language tests do. In: LEE, Y.P., FOK, C.Y.Y., LORD, H., LOW, G. (eds). New directions in language testing. Oxford: Pergamon Press, 1985.

DIAMOND, J. J., EVANS, W. J. An investigation of the cognitive correlates of test-wiseness. Journal of Educational Measurement, v. 9, p.145-150, 1972.

DIAMOND, J. J., EVANS, W. J. An investigation of the cognitive correlates of test-wiseness. Journal of Educational Measurement, v. 9, p.145-150, 1972.

DOLLY, J.P., WILLIAMS, K.S. Teaching test wiseness. Paper presented at the annual meeting of the Rocky Mountain Educational Research Association. Jackson, Wyoming, 1983.

FERMAN, I. The Washback of an EFL National Oral Matriculation Test to Teaching and Learning. In: CHENG, L., WATANABE, Y., CURTIS, A. Washback in language testing: Research contexts and methods. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004.

FREDERIKSEN, N. The real test bias. American Psychologist. March, 193-202, 1984.

GIBB, B. C. Test-wiseness as a secondary cue response. Unpublished doctoral dissertation. Stanford University, California, 1964.

HALADYNA, T.H., NOLEN, S.B., HAAS, N.S. Raising standardized achievement test scores and the origins of test score pollution. Educational Researcher, v.20, p-2-7, 1991.

HAYES, B., READ, J. Test preparation in New Zealand: preparing students for the IELTS academic module. In CHENG, L., WATANABE, Y., CURTIS, A. (eds). Washback in Language Testing Research Contexts and Methods. Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey, p. 97-111, 2004.

KOBAYASHI, E. Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

MADAUS, G. Public policy and testing profession. Educational measurement: issues and practice, v.4, p.5-11, 1985.

MESSICK, S. Validity and washback in language testing. Language testing, v.13, p.241-256, 1996.

MILLMAN, J., BISHOP, H., EBEL, R. An analysis of test-wiseness. Educational and Psvchological Measurement, v. 25, p.707-726, 1965.

MILLMAN, J., BISHOP, H., EBEL, R. An analysis of test-wiseness. Educational and Psvchological Measurement, v. 25, p.707-726, 1965.

NITKO, J. Educational assessment of students. New York: Merrill Prentice Hall, 2001.

PARIS, S.G., LAWTON, T. A., TURNER, J. C., ROTH, J. L. A developmental perspectives on standardized achievement testing. Educational Researcher, v. 20, p. 12-19, 1991.

PEARSON, I. Tests as Levers for Change. In D. CHAMBERLAIN, R.J. BAUMGARDNER (eds). ESP in the Classroom: Practice and Evaluation. ELT Documents, v.28, p. 98-107. London: Modern English Publications, 1988.

POPHAM, W.J. The merits of measurement-driven instruction, Phi Delta Kappa, v.68, p. 679-682, 1987.

ROGERS, W., BATESON, D. Verification of a model of test-taking behavior of high school seniors. Journal of Experimental Education, v. 59: 331-349, 1991.

ROGERS, W. T., YANG, P. Testwiseness: its nature and application. European Journal of Psvchological Assesment. Tiburg, Netherland, 1996.

SARNACKI, R. An examination of test-wiseness in the cognitive domain. Review of Educational Research, v.49: 252-279, 1979.

SMITH, M. L. Meanings of test preparation. American Educational Research Journal, v.28, p.21-42, 1991.

STANLEY, J. C. The convergence strategy o f test-wiseness. Paper presented at the annual meeting of the American Educational Research Association, Boston, 1971.

STECHER, B., CHUN, T., BARRON, S. (2004). The effects of assessment-driven reform on the teaching of writing in Washington State. In: L. CHENG, Y. WATANABE, A. CURTIS (eds.). Washback in language testing: Research contexts and methods, p. 53-71. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004.

THORNDIKE, E. L. Reliability. In: LINDGUIST, E.F. (ed.). Educational Measurement, Washington, DC: American Council on Education, 1951.

VERNON, P. E. The Measurement of Abilities (2nd edition). London: University of London Press, 1956.

WATTER, T., SIEBERT, A. Students’ success: how to succeed in college and still have time for your friends. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc., 1990.

WATANABE, Y. Washback effects of the Japanese university entrance examination: classroom- based research. Unpublished doctoral dissertation, Lancaster University, UK, 1997.

WISEMAN, S. (ed.). Examinations and English education. Manchester, England: Manchester University Press, 1961.

Downloads

Publicado

2019-02-26

Como Citar

Kobayashi, E. (2019). Abrangência do termo "estratégias" no efeito retroativo de exames de proficiência em língua inglesa. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 192–203. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2720

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada