DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS À REALIDADE DIDÁTICA: VARIANTES LINGUÍSTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v7i2.273Resumo
Este artigo desenvolve uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio e os livros didáticos no que se refere às variantes linguísticas. Apresentamos como resultados da pesquisa análises dos livros didáticos: (1) o livro Língua Portuguesa, linguagem e interação (FARACO, MOURA, MARUXO JR, 2010) e (2) o livro Português Projetos (FARACO e MOURA, 2005). Nas análises procuramos observar os referenciais em relação à adequação ou não dos livros didáticos em relação às orientações dos PCN´S de língua portuguesa.
Para citar essa obra:
LAZZARETTI, Jildonei, OLIVEIRA, Beatriz da Silva, OLIVEIRA, Rayani Andressa da Cruz, MACEDO-KARIM, Jocineide. Das diretrizes educacionais à realidade didática: variantes linguísticas no livro didático. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 109-118, Dezembro de 2014.
Downloads
Referências
ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística: parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. V. 1. São Paulo: Cortez, 2001. p. 21-47.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN´S+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002.
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco. Português: projetos. Vol. único. São Paulo: Ática, 2005.
FARACO, Carlos E.; MOURA, Francisco; MARUXO JR., José Hamilton. Língua Portuguesa: linguagem e interação. Vol. 2. São Paulo: Ática, 2010.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).