DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS À REALIDADE DIDÁTICA: VARIANTES LINGUÍSTICAS NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Jildonei Lazzaretti UNEMAT
  • Beatriz da Silva Oliveira
  • Rayani Andressa da Cruz Oliveira
  • Jocineide Macedo Karim

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i2.273

Resumo

Este artigo desenvolve uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio e os livros didáticos no que se refere às variantes linguísticas. Apresentamos como resultados da pesquisa análises dos livros didáticos: (1) o livro Língua Portuguesa, linguagem e interação (FARACO, MOURA, MARUXO JR, 2010) e (2) o livro Português Projetos (FARACO e MOURA, 2005). Nas análises procuramos observar os referenciais em relação à adequação ou não dos livros didáticos em relação às orientações dos PCN´S de língua portuguesa.

Para citar essa obra:

 

LAZZARETTI, Jildonei, OLIVEIRA, Beatriz da Silva, OLIVEIRA, Rayani Andressa da Cruz, MACEDO-KARIM, Jocineide. Das diretrizes educacionais à realidade didática: variantes linguísticas no livro didático. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 109-118, Dezembro de 2014.

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística: parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. V. 1. São Paulo: Cortez, 2001. p. 21-47.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN´S+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco. Português: projetos. Vol. único. São Paulo: Ática, 2005.

FARACO, Carlos E.; MOURA, Francisco; MARUXO JR., José Hamilton. Língua Portuguesa: linguagem e interação. Vol. 2. São Paulo: Ática, 2010.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.

Downloads

Publicado

01/12/2014

Como Citar

Lazzaretti, J., Oliveira, B. da S., Oliveira, R. A. da C., & Karim, J. M. (2014). DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS À REALIDADE DIDÁTICA: VARIANTES LINGUÍSTICAS NO LIVRO DIDÁTICO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(2), 109–118. https://doi.org/10.30681/real.v7i2.273