LIVRO DIDÁTICO DIGITAL E OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CARACTERIZAÇÕES, TIPOS E FUNCIONALIDADES

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - DEPLA/UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2938

Resumo

O artigo apresenta algumas discussões a respeito de tipos de Objetos Educacionais Digitais de literatura (OED) que acompanham o livro didático digital Português: linguagem em conexão, de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros, aprovado pelo Programa Nacional de Livros Didáticos do Ensino Médio (PNLD, 2015). O intuito é descrever a partir de uma análise de natureza documental e de caráter quantitativo quais são os tipos de objetos digitais que compõem esse livro digital e quais são as funcionalidades desses objetos no que tange o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Para a análise foram elaborados quadros que apresentam a quantidade de objetos digitais presentes na obra.  Para a realização do levantamento geral de todos os objetos digitais, presentes na coleção, foram consideradas as categorias: tipos e objetivos/funcionalidade didática. Os OED foram mapeados de acordo com cada volume da coleção, sendo organizados em: animação, testes interativos, jogo, infográfico, vídeo e atividades. Os resultados permitem concluir que objetos digitais tanto complementares quanto de atividades de leitura focalizam mais atividades da área de literatura, porém apenas favorecendo a continuidade de um trabalho pedagógico que trata a literatura, a leitura literária e a formação do leitor literário a partir da fragmentação e periodização de estilos e movimentos literárias.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - DEPLA/UNIFAP

Doutorando do Programa de Pós­graduação da Universidade Estadual de Campinas ­ Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e
Educação Linguística e tecnologia. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá e Mestre pelo Programa de Pós­Graduação em Direito
Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP­ UNIFAP), com pesquisa voltada para a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e . Membro do Grupo de pesquisa Linguagem, Educação,
Sociedade, Formação Inicial e Continuada de Professores e líder do Grupo de pesquisa Estudos de gêneros discursivos e Práticas Sociais de Linguagem. É Editor de Layout e
de Texto da Letras Escreve: Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras (UNIFAP). É professor do Departamento de Letras e Artes da UNIFAP. Atuou
como professor colaborador do Curso de Formação Continuada de professores ­ Pró­Letramento em parceria entre UNIFAP/MEC e Governo do Estado do Amapá no período
de 2010­2012. Atualmente é coordenador geral do Programa do Governo Federal Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM/Amapá) e supervisor e formador do
Programa do Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certo (PNAIC/Amapá). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada e Literatura
Brasileira e Portuguesa, com pesquisas voltadas para ensino­aprendizagem de língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino­aprendizagem de
língua materna, gêneros discursivos como objeto de ensino, sequências didáticas como instrumento de ensino, montagem e avaliação de material didático e mediação
tecnológica no ensino de Língua Materna

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

Gomes, R. (2019). LIVRO DIDÁTICO DIGITAL E OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CARACTERIZAÇÕES, TIPOS E FUNCIONALIDADES. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 204–220. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2938

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada