LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2950Resumo
O presente estudo tem como objetivo, a partir de uma revisão teórico-bibliográfica, refletir sobre a importância da mediação do professor no processo de ensino de leitura e do letramento literário. Partimos das pesquisas de Ferreira (2016); Guimarães (2016); Martins Neto (2015) e Trevizan (2017) para que pudéssemos discutir a produção de materiais didáticos de língua portuguesa distribuídos à Rede Estadual Paulista, bem como a presença e a abordagem dos gêneros textuais proposta em algumas coleções didáticas. As contribuições de Koch e Elias (2010); Parisotto e Trevizan (2012); Solé (1989); Trevizan (2017; 2004) as quais concebem a leitura como prática social (complexa) de construção de sentidos; os estudos de Amarilha (2006); Barbosa (2011); Cosson (2010; 2014) sobre letramento literário, nos levam à compreensão de que cabe ao professor refletir continuamente sobre sua prática pedagógica em relação à abordagem dos textos literários selecionados para leitura, nas aulas de língua materna para que as práticas de leitura literárias sejam contributivas à formação do leitor do texto artístico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
26.02.2019
Edição
Seção
Artigos - Linguística Aplicada
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).Como Citar
LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO DOCENTE. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 173-191. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2950