LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO DOCENTE

Autores

  • CLEBER FERREIRA GUIMARAES Secretaria Municipal de Educação (SEMED)- Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2950

Resumo

O presente estudo tem como objetivo, a partir de uma revisão teórico-bibliográfica, refletir sobre a importância da mediação do professor no processo de ensino de leitura e do letramento literário. Partimos das pesquisas de Ferreira (2016); Guimarães (2016); Martins Neto (2015) e Trevizan (2017) para que pudéssemos discutir a produção de materiais didáticos de língua portuguesa distribuídos à Rede Estadual Paulista, bem como a presença e a abordagem dos gêneros textuais proposta em algumas coleções didáticas. As contribuições de Koch e Elias (2010); Parisotto e Trevizan (2012); Solé (1989); Trevizan (2017; 2004) as quais concebem a leitura como prática social (complexa) de construção de sentidos; os estudos de Amarilha (2006); Barbosa (2011); Cosson (2010; 2014) sobre letramento literário, nos levam à compreensão de que cabe ao professor refletir continuamente sobre sua prática pedagógica em relação à abordagem dos textos literários selecionados para leitura, nas aulas de língua materna para que as práticas de leitura literárias sejam contributivas à formação do leitor do texto artístico.

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

GUIMARAES, C. F. (2019). LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO DOCENTE. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 173–191. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2950

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada