A LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ARIQUEMES (RO): UM ESTUDO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3027Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar os modos de abordagem da leitura em um terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Ariquemes. Para isso, apoiamo-nos no aparato teórico da análise de discurso de cunho materialista. Partimos do pressuposto de que, embora exista uma diversidade de documentos oficiais e discursos que afirmem a importância da leitura principalmente nas séries iniciais, os alunos chegam ao terceiro ano do ensino fundamental com um significativo déficit de leitura, o que foi comprovado em nossa pesquisa. Nossa hipótese é que a escola encontra dificuldades em transcender o mero exercício mnemônico, o que impede a apropriação da leitura e da escrita. O trabalho pretendeu contribuir para os estudos sobre a leitura. Foram utilizados questionários e entrevistas com alunos, professor e bibliotecária, além da coleta de atividades de língua portuguesa. Como resultado, observamos que boa parte da turma do terceiro ano tende a sair alfabetizada, mas sem conseguir utilizar a leitura e a escrita como prática social.
Palavras-chave: leitura; repetição; escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).