A LITERATURA ENGAJADA NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL AFRICANO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3371Resumo
Este trabalho tem como principal finalidade analisar obras das literaturas africanas com importantes características dialógicas com o engajamento político comum às produções ficcionais pós-coloniais. A partir dos procedimentos metodológicos apresentados por Carvalhal (2006) para fundamentar as discussões teóricas sobre os pressupostos da literatura comparada, buscou-se traçar um panorama analítico entre obras literárias de diferentes países africanas. Desse modo, analisou-se um conjunto de narrativas formado pelos romances: Hibisco roxo (2011) de Chimamanda Adichie da Nigéria, O planalto e a estepe (2009) de Pepetela e Bom dia camaradas (2001) de Ondjaki de Angola, e por fim O último voo do flamingo (2005) de Mia Couto de Moçambique, com o objetivo de apresentar a forma como os elementos políticos foram abordados nessas produções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).