DORA FERREIRA DA SILVA: ANÁLISE DOS POEMAS PIERROT LUNAR I E PIERROT LUNAR II – VESTÍGIOS DA CARNAVALIZAÇÃO DE BAKHTIN E O REGIME NOTURNO SINTÉTICO DE DURAND.
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.423Resumo
O presente artigo apresentará no seu início uma abordagem geral e introdutória a respeito de dois poemas de Dora Ferreira da Silva (2003), Pierrot Lunar I e Pierrot Lunar II, mostrando possíveis influências para a produção dessas duas artes literárias, bem como as intertextualizações teóricas pertinentes encontradas nos poemas, a exemplo da teoria de carnavalização de Bakhtin (2008). Em seguida, o artigo mostrará uma análise poética literária dos dois poemas já supracitados, tentando abordar e fazer pensar, respectivamente e ao mesmo momento (pois o poema II é uma variação do poema I), a ideia dual entre o tempo profano se opondo ao dia sagrado. Observaremos também o distanciamento e a aproximação do sujeito-lírico dentro da sua própria narração, apresentando, desse modo, os jogos temporais de passado, presente e futuro, as funções do tempo dentro dos poemas, o sentido das rimas e das métricas na composição dos textos analisados, a posição do eu-lírico em relação à menina metamorfoseada e a presença, em doses homeopáticas, de Gilbert Durand (2002), com seu Regime Noturno Sintético. Após isso, as considerações finais.Downloads
Referências
BAKHTIN. Problemas da poética de Dostoiévski (2008). Trad. Paulo Bezerra. 4ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
DURAND. Gilbert (2002). As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução Hélder Godinho, - 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes.
GIRAUD, Albert (2001). Pierrot Lunaire. Truman State University Press.
MIRCEA, Eliade (1991). Mefistófeles e o andrógino. Trad. Ivone Castilho Benedetti.
______________. (1992). O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. – São Paulo: Martins Fontes – (Tópicos).
PLATÃO (1975). O banquete. Trad. Albertino Pinheiro.
SILVA, Dora Ferreira da (2003). Cartografia do imaginário. São Paulo: T.A. Queiroz.
TURCHI, Maria Zaira (2003). Literatura e Antropologia do Imaginário. Brasíia: Editora Universidade de Brasília.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).