O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA COM O GÊNERO TIRA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4424Resumo
O artigo apresenta uma análise de atividades propostas no Livro Didático de Língua Portuguesa do sexto ano a partir do uso de tiras como mecanismo para as práticas de análise linguística e reflexão dos usos linguísticos. Para embasar nossos estudos abordamos as discussões sobre Análise Linguística a partir de Bezerra e Reinaldo (2013) e Mendonça (2006); os estudos sobre as teorias de Gênero de Bakhtin (2003[1952/53/1979]) e Bronckart (1999) e a explanação sobre o gênero tira com base em Ramos (2017). A metodologia consiste em abordagem qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), com técnica de análise documental que possibilitou analisar como as práticas de Análise Linguística de vertente epilinguística e metalinguística são aplicadas no livro didático. Nossos resultados mostraram que há divergências quanto às abordagens de Análise Linguística em relação às propostas de exercício voltadas para gramática e ainda convergências quanto ao uso reflexivo através das práticas de Análise Linguística na construção de conceitos. Concluímos que no livro analisado há propostas de reflexão linguística, mas é preciso avançar mais ainda quanto a abordagem.Downloads
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