O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA COM O GÊNERO TIRA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes-Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLET - Universidade Federal do Amapá
  • Paulo Herculano Ribeiro Santos Departamento de Letras e Artes - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4424

Resumo

O artigo apresenta uma análise de atividades propostas no Livro Didático de Língua Portuguesa do sexto ano a partir do uso de tiras como mecanismo para as práticas de análise linguística e reflexão dos usos linguísticos. Para embasar nossos estudos abordamos as discussões sobre Análise Linguística a partir de Bezerra e Reinaldo (2013) e Mendonça (2006); os estudos sobre as teorias de Gênero de Bakhtin (2003[1952/53/1979]) e Bronckart (1999) e a explanação sobre o gênero tira com base em Ramos (2017). A metodologia consiste em abordagem qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), com técnica de análise documental que possibilitou analisar como as práticas de Análise Linguística de vertente epilinguística e metalinguística são aplicadas no livro didático. Nossos resultados mostraram que há divergências quanto às abordagens de Análise Linguística em relação às propostas de exercício voltadas para gramática e ainda convergências quanto ao uso reflexivo através das práticas de Análise Linguística na construção de conceitos. Concluímos que no livro analisado há propostas de reflexão linguística, mas é preciso avançar mais ainda quanto a abordagem.

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Biografia do Autor

  • Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes-Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLET - Universidade Federal do Amapá
    Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.
  • Paulo Herculano Ribeiro Santos, Departamento de Letras e Artes - UNIFAP
    Graduado em Letras Português com Habilitação em Língua e Literatura Inglesa da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

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Publicado

30.07.2021

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA COM O GÊNERO TIRA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2021). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 14(1), 202-217. https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4424