O GÊNERO PROPAGANDA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.443Resumo
Este artigo trata de uma aplicação da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau na análise de um objeto pertencente à esfera publicitária. Com base nas propostas desse autor, buscamos apresentar uma análise sobre as estratégias discursivas utilizadas em uma propaganda impressa de cerveja. Dessa forma, nossa pretensão foi investigar como são elaboradas estratégias discursivas para a venda do produto apresentado no gênero em questão (propaganda da cerveja Stella Artois da revista Playboy), e, de forma específica, compreender quais são as escolhas linguísticas feitas e os efeitos de sentidos discursivos a elas relacionados e entender a articulação entre forma verbal e icônica na e para a constituição de sentidos no objeto em análise. Para construção dos pressupostos teórico-metodológicos foram utilizados alguns conceitos basilares da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso a partir das discussões teóricas de Charaudeau (2005, 2004, 2010, 1995, 1996), Nogueira (2004) e Rezende (2006). A pesquisa caracterizou-se como qualitativo-interpretativista, seguindo a perspectiva da Teoria da Semiolinguística (2010) em suas categorias de análise de textos publicitários.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. Trad. Ângela M. S. Corrêa. In: PAULIUKONIS, Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid. (orgs.). Da língua ao discurso – reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
_________. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
_________. Langage et discours - Éléments de sémiolinguistique, Paris, Hachette Université - Coll Langue, Linguistique, Communication – 1983.
_________. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Ângela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2008.
_________. O discurso propagandista: uma tipologia. In Machado, Ida Lucia & Mello, Renato, Análises do Discurso Hoje, vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) 2010, p.57-78.
KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 1996.
MONNERAT, Rosane. A publicidade pelo avesso. Niterói: EdUFF, 2003. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SOULAGES, Jean Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1994, p. 54-52.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).