NOÇÕES DE ERRO E ACERTO NA PRÁTICA DO PORTUGUÊS DO BRASIL – PERSPECTIVAS DE QUEM ENSINA A LÍNGUA

Autores

  • Elizandra Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i2.445

Resumo

Este artigo visa analisar sobre as dicotomias igualdade/diversidade, inclusão/exclusão, sobre os fatos estudados pela Sociolinguística, relação língua e sociedade, preconceito linguístico, Gramática Normativa e Descritiva e Novas propostas para o ensino da Língua. A análise ocorrerá com base nos fatores: Concepções de Correção, Erro e Acerto adotadas pelo professor; Faixa etária, nível de formação e tempo de docência em Língua Portuguesa e principalmente sobre o questionamento: Como os professores lidam com as variedades da língua e qual a influência dos fatores abordados no Ensino da Língua? E quais são as contradições e as coerências entre as entrevistas e as propostas de aula utilizadas pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Hoffmann

Professora de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Estadual União e Força. Formada em Letras Pela universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BARBOSA, M. C. A Sociolinguística e seu papel metodológico no ensino da linguagem oral. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-sociolinguistica-e-seu-papel-metodologico-no-ensino-da-linguagem-oral/9229/, acesso em: 26/09/2014.

BISINOTO, L. S. J. Atitudes sociolingüísticas: efeitos do processo migratório. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007.

___________________ Migrações internas, norma e ensino da língua portuguesa. Campinas: Editora RG, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Dossiê - Livro Didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16649#terra acesso 26/09/2014.

CIPRO, N. P, I. U. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione; 1998.

GUIMARÃES, E. & O R LANDI, E. P. (orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996. (História das idéias lingüísticas).

____________________. Sinopse dos Estudos do Português No Brasil. In: Eduardo Guimaraes; Eni Orlandi. (Org.). Língua e Cidadania. 1 ed. Campinas, 1996.

LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1972.

LYONS, J. As idéias de Chomsky. São Paulo: Cultrix, 1995.

NEVES, M. H. M. A gramática: história, teoria e análise, ensino. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

PERINI, M. A. Para uma nova gramática do português. 10. ed. São Paulo: Ática, 2000.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP : Mercado de Letras : Associação de Leitura do Brasil, 1996.

SUASSUNA, L. Ensino de língua portuguesa: uma abordagem pragmática. 4. ed. Campinas: Papirus Editora, 2002.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1 o e 2 o graus. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

Downloads

Publicado

2016-01-14

Como Citar

Hoffmann, E. (2016). NOÇÕES DE ERRO E ACERTO NA PRÁTICA DO PORTUGUÊS DO BRASIL – PERSPECTIVAS DE QUEM ENSINA A LÍNGUA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(2). https://doi.org/10.30681/real.v8i2.445