A RENÚNCIA DA CAMÉLIA: O ACORDO ENTRE CORTESÃ E BURGUESIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4598Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra teatral A dama das camélias apontando para elementos do texto que indicam um acordo entre a personagem central da obra, Marguerite Gautier, a cortesã, e a família do seu amado Armand Duval, representante da burguesia. Será feita uma breve ilustração de dados biográficos do autor e de aspectos históricos do contexto da encenação e recepção da obra, para uma melhor compreensão da mensagem do romance. Entendemos aqui, baseados na leitura de Hobsbawm (1977) que o relacionamento dos dois jamais poderia se dar naquela organização social vigente, sustentando com as ideias propostas por Roland Barthes (2009), que a renúncia ao amor foi um acordo entre a cortesã e a burguesia emergente.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buongermino. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
CARPEAUX, Otto M. História da literatura ocidental. Vol. 3. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Historia_Literatura_Ocidental_vol.III.pdf?sequence=3>. Acesso em julho de 2018.
DUMAS FILHO, Alexandre. A Dama das Camélias. Prefácio de Alfredo Mesquita. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
DUMAS FILHO, Alexandre. A Dama das Camélias. Trad. Gilda de Mello e Souza. São Paulo: Brasiliense, 1965.
HOBSBAWM, Eric. A era do capital. Trad. Luciano Costa Neto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
RONDINELLI, Bruna Grasiela da Silva. A Dama das Camélias desembarca no Rio de Janeiro: encenações e recepção crítica (1856-1860). Miscelânea, Assis, v. 14, p.101-121, jul-dez. 2013
ROUBINE, Jean- Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).