LETRAMENTO CRÍTICO NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE INGLÊS: PROMOVENDO O “LER, SE LENDO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4812

Resumo

Levando em consideração as ressignificações do conceito de língua e, com isso, as mudanças ocorrentes no ensino, abordamos a visão da teoria do Letramento Crítico, que entende a língua como construção de sentidos e defende a importância do incentivo à reflexão na sala de aula. O objetivo deste artigo é discutir o planejamento de aulas, com base na teoria do Letramento Crítico, considerando formas de estimular o aluno a “ler, se lendo” (MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para tanto, discutimos a definição da teoria com base em Janks (2012), Jordão (2013) e Menezes de Souza (2011b) e analisamos um plano de aula elaborado no contexto de uma disciplina de estágio supervisionado de língua inglesa, ofertada pela Universidade Federal de Sergipe, em 2018. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa bibliográfica, baseada na pesquisa-ação (BURNS, 2015; LAVILLE, DIONNE, 1999).

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Biografia do Autor

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras Português e Inglês (Universidade Federal de Sergipe). É parte da equipe de apoio ao Núcleo Gestor e professora de inglês da rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras. Também é pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe, atuando nos projetos de pesquisa 'Teacher Thinking: formação contínua do professor de inglês, processos cognitivos e letramentos' (2018), 'Smartphones nas salas de aula da UFS: usos por docentes e discentes em tempos de eduroam' (2018-2019), pelo qual recebeu menção honrosa e 'O Marquês de Pombal e a Instrução Pública' (2019-2020). É integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS - Pólo autónomo internacional do CLEPUL: história, cultura e educação. Tem experiência nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: tecnologias no ensino de línguas, formação de professores, ensino de língua inglesa e educação no período pombalino.

Thainná Melo Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduou-se em Letras Português e Inglês na Universidade Federal de Sergipe em 2020. Participou do programa Residência Pedagógica entre 2018 e 2020 e foi monitora do projeto de extensão English Through Projects realizado em 2018, o qual foi ganhador do 2° lugar no Sétimo Encontro de Iniciação a Extensão 2019.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Silva, N. S. M., & Nunes, T. M. (2021). LETRAMENTO CRÍTICO NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE INGLÊS: PROMOVENDO O “LER, SE LENDO”. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 14(1), 187–201. https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4812

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada