DESUMANIZAÇÃO E LITERATURA: UMA VISÃO DO HOMEM FRAGMENTADO NO CONTO A METAMORFOSE DE FRANZ KAFKA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4862Resumo
Este trabalho investiga como a desumanização vem sendo representada discursivamente através da obra Metamorfose de Franz Kafka. A investigação foi fundamentada em Bauman (2001), Barthes (1977), Gasset (2001), entre outros. A partir da abordagem discursiva, foi observado como o protagonista Gregor Samsa é visto no contexto das revoluções industriais do século XX, a fim de identificar o modo como o personagem foi construído sob o espelho político-econômico novecentista. Como resultado, foi constatado que as transformações sociais promovidas pelo capitalismo afetaram significativamente o modo como a realidade passou a ser representada em nível de escrita literária.
Palavras-chave: Desumanização. Modernidade. Franz Kafka.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).