A MUTIMODALIDADE PRESENTE NO CONTO E RECONTO DE HISTÓRIAS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4870Resumo
O presente artigo foi resultado do trabalho de conclusão de curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade. Por se tratar de uma especialização voltada ao atendimento educacional especializado, esse artigo teve por objetivo mostrar a multimodalidade presente nos contos e recontos realizados por pessoas e/ou crianças com deficiência. Na realização da pesquisa, optou-se pela revisão bibliográfica. Percebemos a existência de poucos trabalhos discutindo multimodalidade e deficiência. Em nosso estudo, analisamos resultados de pesquisas feitas com públicos distintos, sendo participantes: criança com deficiência sensorial visual, sem patologias associadas, bem como participantes adultos com deficiência intelectual na qual apresentam diferentes níveis de deficiência. Visando uma melhor estruturação teórico-metodológica, essa pesquisa alicerçou-se nas ideias de autores como Marcuschi, Nascimento, Marconi e Lakatos, Araújo e outros. Ao concluir o estudo, percebemos que os sujeitos fizeram usos que vários aspectos multimodais, bem como a leitura de imagens. Outro ponto importante, foi a possibilidade de compreender como a linguagem está atrelada a gesticulação e como o uso desses aspectos multimodais se fazem presentes nos contos e recontos de narrativas realizadas por pessoas com deficiências.Downloads
Referências
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