Da artesania à insuficiência do narrar
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.5984Palavras-chave:
Teoria da literatura, Narrador literário, Distância narrativaResumo
Resenha do capítulo "Posição do narrador no romance contemporâneo", do livro Notas de literatura I, de Theodor Adorno, em diálogo com escritos de Franz Kafka e Clarice Lispector.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Nota de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. Duas Cidades; Ed. 34. São Paulo. 2003. pp- 55-63.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Tradução de Mari Zélila Barbosa. 7. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
KAFKA, Franz. Um médico rural: pequenas histórias. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
KONDER, Leandro. As artes da palavra: elementos para uma poética marxista. São Paulo: Boitempo, 2005.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de janeiro: Rocco, 2009.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).