HISTÓRIA E HERMENÊUTICA DA MEMÓRIA EM “MARCHA TRIUNFAL DEL EJÉRCITO REBELDE” DE JESÚS ORTA RUIZ
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v16.6032Palavras-chave:
história, hermenêutica, jesús orta ruiz, revolução cubana, fidel castroResumo
Este trabalho buscou uma análise teórico-interpretativa do poema “Marcha Triunfal del Ejército Rebelde”, de Jesus Orta Ruiz, através da hermenêutica da memória, de Paul Ricoeur (2006), quem apontou que na cultura ocidental, desde Descartes, existe uma empatia pelo “esquecimento metódico”, cujo sentido e articulação expõem a condição política das representações e das formulações da memória coletiva, para além de uma retórica da perda e do apagamento. As memórias coletiva e histórica são abordadas na perspectiva de Maurice Halbwachs (1990). Eles mostraram como a lírica épica do poeta retomou a história da pátria interrompida e como nisso a guerra cumpriu seu papel sagrado de realização. Chega-se, portanto, a conclusão que, neste contexto, as rebeliões fecundaram a guerra que gestou e pariu a nacionalidade e a liberdade.
Downloads
Referências
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo, Unesp, 2004.
BANDEIRA, Luiz Alberto de Vianna Moniz. De Martí a Fidel. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
CARDET, José Abreu. Introducción a las armas. La Habana, Editorial de Ciencias Sociales, 2005.
GOTT, Richard. Cuba uma nova história. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006.
GRANMA. Marcha Triunfal del Ejército Rebelde. Marcha Triunfal del Ejército Rebelde. Acesso em 09 de Novembro de 2017, disponível em Granma: , 01 de Dezembro de 2016.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1990.
MIRES, Fernando. La rebelión permanente. México, Siglo Veintiuno Editores, 1988.
MORALES, Salvador. Ideología y Luchas Revolucionarias de Jose Marti. La Habana, Editorial Ciencias Sociales, 1984.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
RICOEUR, Paul. Três sujeitos de atribuição da lembrança: eu, os coletivos, os próximos. In: P. Ricoeur, A memória, a história, o esquecimento. São Paulo, UNICAMP, 2007, p. 134-151.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).