EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6076Palavras-chave:
Educação do campo., Análise do Discurso., Ensino de Língua Inglesa.Resumo
Neste artigo, buscamos analisar o discurso de uma professora de Língua Inglesa (LI) lotada em uma escola do campo, localizada no município de Cáceres – MT, com o objetivo de compreender como ela concebe o ensino de LI no contexto de suas práticas de ensino. Trata-se de um estudo aplicado, de abordagem qualitativa do tipo exploratório. Os recortes selecionados são originários de anotações registradas em um diário de bordo, coletadas em 2018, no âmbito de uma pesquisa de mestrado. As materialidades foram interpretadas pelas lentes da Análise do Discurso de Linha Francesa. Para tanto, mobilizamos nessa discussão, conceitos como: ideologia, efeito de sentido, interdiscurso e alteridade. Os dados apontaram que o discurso da professora sobre o ensino de LI estabelece fortes relações com o discurso capitalista, além disso, há uma tensão ideológica com a história da Educação do Campo.
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