PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6100Palavras-chave:
Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de identificar as metodologias ativas utilizadas pelos professores no momento da pandemia; busca compreender como eles lidaram com o distanciamento social e com o ensino remoto; e identificar os desafios enfrentados no desenvolvimento das aulas durante esse período. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dois professores da educação básica, um da rede pública e o outro da rede privada. Para coleta dos dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada por meio do aplicativo de mensagens instantâneas: WhatsApp. Os dados foram analisados através do método Análise de prosa (André 1983). Ademais, os resultados da pesquisa apontaram que em meio a tantos desafios enfrentados pela comunidade escolar, os professores conseguiram superá-los, criando e recriando estratégias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto, especialmente utilizando de metodologias ativas.
Palavras-chaves: Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.
Downloads
Referências
BALL, S. J. “Fazendo neoliberalismo: mercados, estados e amigos com dinheiro”. In: BALL, S. J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. (2014) Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4), 119-143.
BURCI, Taissia V; et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Revista de Educação Matemática e Tecnologia iberoamericana. V.11, n.2, p.1-16, 2020.
CONTE, Elaine. Perspectiva da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista Curitiba, V.36, n. e62506, p.1-19, 2020.
FELDMANN, Marina G; MIRANDA, Helga P. (2021). Desafios dos professores na atualidade: formação continuada em tempos de pandemia. n.p.
GIORNO, Leonardo; ROSA, Bruna. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: A percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Congresso internacional de Educação e Tecnologias, encontro de pesquisadores a distância, p.1-14.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)(2016). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE. 108p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf. Acesso em 17 de junho de 2021.
MACEDO, Renata Mourão. (2021). Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos Rio de Janeiro, V.34, P.262-280, Maio - Agosto.
MANENTI, Mariana A.; PEREIRA, Hortência P.; SANTOS, Fábio V. (2020). Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim da conjuntura (BOCA), Ano II, V. 3, n. 9, Boa Vista.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015.
MORÁN, José. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
Palmeira, R. L., Silva, A. A. R. da, Ribeiro, W. L. (2020). As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. Holos. 36(5), 1-12.
Staker, Heather; HORN, Michael B. (2012). Classifying K–12 Blended Learning.Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535180.pdf>. Acesso em 18 de junho de 2021.
Unesco (2020). Webinar Covid-19: um novo mundo para professores, trabalhadores da linha de frente da educação. 13 de mar 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/webinarCovid-19-um-novo-mundo-professores-trabalhadores-da-linha-frente-da-educacao. Acesso em: 18 de junho de 2021.
ZAIDAN, J. M.; GALVÃO, A. C. “COVID19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. (orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).