PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • DAIANE OLIVEIRA UNEB
  • Leilde Jesus Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v15.6100

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de identificar as metodologias ativas utilizadas pelos professores no momento da pandemia; busca compreender como eles lidaram com o distanciamento social e com o ensino remoto; e identificar os desafios enfrentados no desenvolvimento das aulas durante esse período. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dois professores da educação básica, um da rede pública e o outro da rede privada. Para coleta dos dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada por meio do aplicativo de mensagens instantâneas: WhatsApp. Os dados foram analisados através do método Análise de prosa (André 1983).  Ademais, os resultados da pesquisa apontaram que em meio a tantos desafios enfrentados pela comunidade escolar, os professores conseguiram superá-los, criando e recriando estratégias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto, especialmente utilizando de metodologias ativas.

Palavras-chaves: Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, S. J. “Fazendo neoliberalismo: mercados, estados e amigos com dinheiro”. In: BALL, S. J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. (2014) Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4), 119-143.

BURCI, Taissia V; et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Revista de Educação Matemática e Tecnologia iberoamericana. V.11, n.2, p.1-16, 2020.

CONTE, Elaine. Perspectiva da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista Curitiba, V.36, n. e62506, p.1-19, 2020.

FELDMANN, Marina G; MIRANDA, Helga P. (2021). Desafios dos professores na atualidade: formação continuada em tempos de pandemia. n.p.

GIORNO, Leonardo; ROSA, Bruna. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: A percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Congresso internacional de Educação e Tecnologias, encontro de pesquisadores a distância, p.1-14.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)(2016). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE. 108p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf. Acesso em 17 de junho de 2021.

MACEDO, Renata Mourão. (2021). Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos Rio de Janeiro, V.34, P.262-280, Maio - Agosto.

MANENTI, Mariana A.; PEREIRA, Hortência P.; SANTOS, Fábio V. (2020). Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim da conjuntura (BOCA), Ano II, V. 3, n. 9, Boa Vista.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015.

MORÁN, José. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

Palmeira, R. L., Silva, A. A. R. da, Ribeiro, W. L. (2020). As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. Holos. 36(5), 1-12.

Staker, Heather; HORN, Michael B. (2012). Classifying K–12 Blended Learning.Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535180.pdf>. Acesso em 18 de junho de 2021.

Unesco (2020). Webinar Covid-19: um novo mundo para professores, trabalhadores da linha de frente da educação. 13 de mar 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/webinarCovid-19-um-novo-mundo-professores-trabalhadores-da-linha-frente-da-educacao. Acesso em: 18 de junho de 2021.

ZAIDAN, J. M.; GALVÃO, A. C. “COVID19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. (orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

OLIVEIRA, D., & Jesus , L. (2023). PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 15(01), 205–220. https://doi.org/10.30681/real.v15.6100

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada