PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • DAIANE OLIVEIRA UNEB
  • Leilde Jesus Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v15.6100

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de identificar as metodologias ativas utilizadas pelos professores no momento da pandemia; busca compreender como eles lidaram com o distanciamento social e com o ensino remoto; e identificar os desafios enfrentados no desenvolvimento das aulas durante esse período. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dois professores da educação básica, um da rede pública e o outro da rede privada. Para coleta dos dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada por meio do aplicativo de mensagens instantâneas: WhatsApp. Os dados foram analisados através do método Análise de prosa (André 1983).  Ademais, os resultados da pesquisa apontaram que em meio a tantos desafios enfrentados pela comunidade escolar, os professores conseguiram superá-los, criando e recriando estratégias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto, especialmente utilizando de metodologias ativas.

Palavras-chaves: Metodologias ativas. Ensino remoto. Professores. Alunos.

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Publicado

16.01.2023

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

OLIVEIRA, D., & Jesus , L. (2023). PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 15(01), 205-220. https://doi.org/10.30681/real.v15.6100