A BUSCA POR DEUS: POEMAS RELIGIOSOS DE MANUEL BANDEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.6101Palavras-chave:
Poesias do século XX, Religiosidade, Melancolia, Manuel Bandeira, ModernismoResumo
Manuel Bandeira, autor e crítico literário, fez parte do movimento modernista no Brasil, lançado na Semana de Arte Moderna de 1922, quando neste evento, seu poema Os Sapos foi declamado. É possível pensar em Bandeira pelos traços religiosos que ele coloca em suas poesias. O objetivo principal desta pesquisa é analisar alguns poemas mais relevantes em que aparecem os traços da religiosidade. As características principais de suas obras são a melancolia, a busca por Deus e a libertinagem. Bandeira, ao escrever seus textos, remete a fatos presentes em sua própria vida, tais como a relação com a morte, uma vez que contraiu a tuberculose. Desde então começou a pensar em como seria “seu momento de partida”, muitas vezes com uma visão triste e melancólica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Aparecida de. Análise do Poema: Arte de Amar – Manuel Bandeira. Resumindo a literatura. Disponível em <http://resumindoaliteratura.blogspot.com/2012/09/analise-do-poema-arte-de-amar-manuel.html?m=1>. Acesso em 20/09/2020.
Bíblia Sagrada. 206 ed. São Paulo: Ave Maria, 2015.
BIOGRAFIA. Academia Brasileira de Letras, 2016. Disponível em <http://www.academia.org.br/academicos/manuel-bandeira/biografia>. Acesso em 26/05/2020.
Ciências e Letras – Manuel Bandeira. Canal Saúde Oficial, 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Gg1hFORXjyU>. Acesso em 26/05/2020.
FONSECA, Edson Nery da. Poemas de Manuel Bandeira com motivos religiosos. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1985.
______. Manuel Bandeira Poemas religiosos e alguns libertinos. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FUCK, Rebeca. Poema Pneumotórax de Manuel Bandeira. Cultura Genial. Disponível em <https://www.culturagenial.com/poema-pneumotorax-manuel-bandeira/>. Acesso em 26/05/2020.
LACERDA, Paulo Filipe Alves de. Oração a Teresinha do Menino Jesus. Portal Educação. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/oracao-a-teresinha-do-menino-jesus/56560>. Acesso em 20/09/2020.
LUCAS, Élcio. A busca do inominável em A Morte Absoluta. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Disponível em <http://dlcv.fflch.usp.br/busca-do-inominavel-em-morte-absoluta>. Acesso em 26/05/2020.
SANTOS, Pe. Nelson Ricardo Cândido dos. Coração em Deus – A Anunciação – Manuel Bandeira. Poesia e fé. Disponível em <http://poesiaefe.blogspot.com/2011/02/anunciacao-manuel-bandeira.html?m=1>. Acesso em 20/09/2020.
SIMPSON, Pablo. Bandeira Religioso (e Libertino). Diplomatique. Disponível em <https://diplomatique.org.br/bandeira-religioso-e-libertino/>. Acesso em 20/09/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).