CARNAVALIZAÇÃO EM FANFICS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6113Palavras-chave:
Carnavalização. Bakhtin. Gênero DiscursivoResumo
Neste trabalho, procuramos fazer uma aproximação entre ficções de fãs (fanfics) e o conceito de carnavalização, termo cunhado pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin para designar a transposição da festa de carnaval para a linguagem literária. É nosso propósito investigar como o conceito de carnavalização pode ser identificado em ficções de fãs. Para atingir esse objetivo, investigamos uma fanfic publicada no site Spirit Fanfiction, cujo enredo é baseado na obra Death Note, uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Nosso arcabouço teórico está assentado em Bakhtin a respeito do conceito de gênero discursivo (2003) e em sua tese de doutoramento intitulada A cultura cômica popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (1996), a respeito do conceito de carnavalização. Em nossa análise, constatamos a presença das seguintes características carnavalizadas: livre contato familiar, riso ambivalente e mésalliances, todas elas elementos do realismo grotesco e da literatura carnavalizada.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média: o contexto de François Rabelais. São Paulo-Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revisitada. São Paulo: Forense Universitária, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 262-306.
FIORE, Adriano Alves; CONTANI, Miguel Luiz. Elementos argumentativos da carnavalização bakhtiniana na iconografia do heavy metal. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 1, p. 35-52, 2014.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2019.
FRANÇA, Stella Hadassa Ferreira. Texto multimodal na cibercultura: o fenômeno fanfiction. Dissertação (mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade de Brasília. Brasília, p. 115. 2020.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
LIMA, Johnny; PINHEIRO, Alexandra; As rubricas hilstiana: voz e corpo no estado de exceção. Revell - Revista de Estudos Literários da UEMS, Mato Grosso do Sul, v. 3, n. 20, p. 279-297, dez. 2018.
RIBEIRO, P. Bicalho. Funcionamento do gênero do discurso. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 54-67, 1º sem. 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3370. Acesso em: 14 mai. 2021.
SANTOS, G. Relações dialógicas em fanfictions: carnavalização na reescrita da saga Harry Potter na era da Convergência. 2016. 199f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
SOERENSEN, Claudiana. A carnavalização e o riso segundo Mikhail Bakhtin. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, maio 2017. ISSN 1982-5935. Disponível em: http://e-evista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4370/3889. Acesso em: 29 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).