A GRATIDÃO DO HUMILDE: UMA ANÁLISE DO POEMA ORAÇÃO DO MILHO DE CORA CORALINA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.616Resumo
Este artigo desenvolve uma análise do poema Oração do milho, de Cora Coralina, com base no método proposto por Antônio Candido na obra Estudo analítico do poema (1996). Sob essa perspectiva, a análise inicia-se com o comentário de partes constitutivas do poema, como o trajeto de vida da autora, o contexto histórico, a relação entre estrutura e significado, bem como as possibilidades de intertextualidade estabelecidas no poema. Posteriormente, a partir do que foi comentado, desenvolve-se uma interpretação da totalidade do texto que resulta na hipótese plausível de que o milho, enquanto sujeito orante, seja a representação de determinados indevidos ou grupos sociais, cujo valor não é reconhecido na sociedade, mesmo sendo indispensáveis para o desenvolvimento da mesma.Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Sermões. Apud: Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000. p. 657.
ARAÚJO, Celso. Os pensamentos de Cora. Jornal de Brasília, Brasília, 1977.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. 9 ed. São Paulo: Humanitas, 1996.
______. Estímulos da criação literária. In: ______. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CORALINA, Cora. Oração do Milho In: ______. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.
______. Oração do milho. Revista Anhembi, São Paulo, v. XLVII, n.° 141, ago. 1962. p. 453-454.
______. CORA Coralina, aos: eu sou a própria terra. Correio Brasiliense, Brasília, 20 dez. 1981.
______. CORA Política Coralina. Jornal de Brasília, Brasília, 7 out. 1984.
DAMASCENO, São João. De fide orthodoxa. Apud: Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000. p. 657.
SALLES. Mariana de Almeida. Cora Coralina: uma análise biográfica. Monografia (Graduação em Antropologia) – Instituto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).