A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE A MULHER EM TEXTOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.617Resumo
Este trabalho objetiva encontrar as constituições discursivas sobre a imagem da mulher em textos escolares. Em aulas de Língua Portuguesa, ministradas por uma bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), foi proposto aos estudantes das três séries do Ensino Médio a produção de um texto sobre o tema “O que é mulher?”. Com o intuito de identificar as constituições discursivas sobre a imagem da mulher nestes textos, serão analisados sob a luz da teoria da Análise de Discurso de linha francesa, idealizada por Michel Pêcheux, e difundida no Brasil principalmente por Eni Pulcinelli Orlandi. Com base nos recortes textuais dos textos produzidos serão destacadas quais imagens de mulher foram mais recorrentes, além de relacioná-las às formações ideológicas presentes na constituição discursiva do sujeito, enfatizando as condições de produção capazes de interpelá-lo.
Downloads
Referências
A HISTÓRIA das mulheres. REVISTA DO NÚCLEO TRANSDICIPLINAR DE ESTUDOS DE GÊNERO – NUTEG, Cultura e poder das mulheres: ensaio de historiografia, vol. 2, nº 1, p. 7-30. Niterói: EdUFF, 2000.
DORNELE, Elizabeth Fontoura. Análise de discurso e os pontos de encontro tecidos na convergência das teorias. ANALECTA, vol.8, nº 2, p. 29-36. Guarapuava, PR: jul./dez. 2007.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro; INDURSKY, Freda (orgs.). Michel Pêcheux e a Análise do Discurso: uma relação de nunca acabar. 2. ed. São Carlos: Claraluz, 2007.
Gênesis 3. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3>. Acesso em: 08 de março de 2014.
Lei nº 11.340. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 08 de março de 2014.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A Análise de Discurso: algumas observações. D.E.L.T.A., vol. 2, nº 1, p. 105-126, 1986.
______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996a.
______. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
______. Discurso e Leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996b.
______. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PRIORE, Mary Del (org.); PINSKY, Carla Bassanezi (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).