MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NOS DISCURSOS DE FRONTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.618Resumo
Este texto objetiva analisar um lugar social: a Fronteira Oeste, no contexto das demarcações dos limites territoriais, por parte da Coroa lusitana, junto aos vizinhos espanhóis, a partir da segunda metade do século XVIII. Pretende-se também fazer algumas considerações acerca do conflito armado que envolveu a Tríplice Aliança e a República do Paraguai (1864-70). Para tal Operação Historiográfica que, para efeitos destas reflexões, pode ser vista também como literária, selecionamos como fio condutor, três objetos históricos: o Marco do Jauru, símbolo de um desses tratados; a Rua da Tapagem, uma das inúmeras ruas que fazem referência a episódios da referida guerra e a Retirada da Laguna, narrativa elaborada durante a guerra e que se tornou uma de suas principais referências.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Da terceira margem eu so(u)rrio: sobre história e invenção. In: História: a arte de inventar passado. Ensaios de teoria da história. Bauru – SP: Edusc, 2007.
ARRUDA, Gabriel Pinto de. Um trecho do oeste brasileiro. Rio de Janeiro, 1938.
BENATTI, Antonio Paulo. História, ciência, escritura e política. In: RAGO, Margareth & GIMENES, Renato Aloizio de Oliveira (orgs). Narrar o passado, repensar a história. Campinas, SP, UNICAMP, 2000, p. 63-103.
CARRARO, Elaine Cristina. O Instituto Histórico de Paris e a regeneração moral da sociedade. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, Campinas, 2002.
CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: a elite política imperial. 2ª ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Taunay viajante e a construção imagética de Mato Grosso. Tese de Doutorado em Letras. UNICAMP, Campinas, 2007.
CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CORTESÃO, Jaime Zuzarte. Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madri. Tomo II. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão / São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
COSTA, Maria de Fátima. A história de um país inexistente: Pantanal entre os séculos XVI e XVIII. São Paulo: Estação Liberdade; Kosmos, 1999.
_________ Miguel Ciera: um demarcador de limites no interior sul-americano (1750-1760). Anais do Museu Paulista. V. 17. n. 2, p. 189-214. jul-dez. 2009.
DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no College de France. Paris, Galimard, 1971.
GARCIA, Domingos Sávio da Cunha. Mato Grosso (1850-1889) uma Província na Fronteira do Império. Dissertação de Mestrado em História econômica. UNICAMP, Campinas, 2001.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história naciona1. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº. 1, 1988, p. 5-27.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 5ª Edição, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
LIMA, Luís Costa. A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
MAGNOLI, Demétrio. O corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Editora UNESP / Moderna, 1997.
MENDES, Luís César Castrillon. Publicar ou Arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889). Dissertação de Mestrado. UFMT, Cuiabá, 2010.
MENDES, Natalino Ferreira. História de Cáceres: História da Administração Municipal. Cáceres, 1973.
_______ Marco do Jauru. Palestra proferida no Quartel do 66º Batalhão de Infantaria Motorizado, em 17/06/1981. Cáceres-MT: Prefeitura Municipal de Cáceres, 1983.
¬¬¬_______ Memória Cacerense. Cáceres: Carlini e Carniato, 1998.
MENEZES, Alfredo da Mota. Guerra do Paraguai: como construímos o conflito. São Paulo/ Cuiabá: Contexto / Editora da UFMT, 1998.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Proj. História, São Paulo, (10), dezembro/ 1993.
TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle. [1879] A Retirada da Laguna. Trad. Sérgio Medeiros. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
VEYNE, Paul Marie. Foucault Revoluciona a História. In: Como se Escreve a História. Brasília: Ed. UNB, 1998. ARAUJO, Bernadete Durães. Cáceres: Vila Maria do Paraguai. Cuiabá: BDA, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).