VEM PRA RUA: INTERPRETAÇÃO E SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.619Resumo
"Vem Pra Rua" é uma canção criada para ser jingle da campanha publicitária da Fiat para a Copa das Confederações FIFA de 2013. A letra foi composta por Henrique Ruiz Nicolau em apenas 3 horas e tem assinatura da produtora S de Samba, que produz canções para o mercado publicitário desde 1998. O cantor Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, foi convidado para emprestar sua voz ao jingle. A canção ganhou destaque em junho de 2013 ao virar “hino” dos manifestantes nos protestos ocorridos nas ruas, em algumas cidades do Brasil em 2013. Apesar da composição fazer parte de uma campanha publicitária, em momento algum a marca é citada, fato que contribuiu para a sua popularização. Versos como “Vem pra rua / Porque a rua é a maior arquibancada do Brasil” foram cantadas por manifestantes nas ruas em vários atos organizados pela internet. Montagens de fotos e vídeos dos protestos têm usado a canção como trilha sonora.O slogan “vem pra rua” tem sido muito utilizada para divulgar imagens e informações a respeito dos protestos. Por questões contratuais, a música não pode ser tocada nas rádios.Sobre o uso da música nos manifestos, João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, disse que "a música não é mais da Fiat, é das pessoas".
Downloads
Referências
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação. In: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
______. A linguagem e seu funcionamento. In: As formas do discurso, 4° ed. Campinas. SP: Pontes, 2003.
______. Análise de discurso. Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).