VEM PRA RUA: INTERPRETAÇÃO E SENTIDO

Autores

  • Rodrigues de Souza Bortolozzo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i1.619

Resumo

"Vem Pra Rua" é uma canção criada para ser jingle da campanha publicitária da Fiat para a Copa das Confederações FIFA de 2013. A letra foi composta por Henrique Ruiz Nicolau em apenas 3 horas e tem assinatura da produtora S de Samba, que produz canções para o mercado publicitário desde 1998. O cantor Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, foi convidado para emprestar sua voz ao jingle. A canção ganhou destaque em junho de 2013 ao virar “hino” dos manifestantes nos protestos ocorridos nas ruas, em algumas cidades do Brasil em 2013. Apesar da composição fazer parte de uma campanha publicitária, em momento algum a marca é citada, fato que contribuiu para a sua popularização. Versos como “Vem pra rua / Porque a rua é a maior arquibancada do Brasil” foram cantadas por manifestantes nas ruas em vários atos organizados pela internet. Montagens de fotos e vídeos dos protestos têm usado a canção como trilha sonora.O slogan “vem pra rua” tem sido muito utilizada para divulgar imagens e informações a respeito dos protestos. Por questões contratuais, a música não pode ser tocada nas rádios.Sobre o uso da música nos manifestos, João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, disse que "a música não é mais da Fiat, é das pessoas".

Referências

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação. In: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

______. A linguagem e seu funcionamento. In: As formas do discurso, 4° ed. Campinas. SP: Pontes, 2003.

______. Análise de discurso. Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1992.

Downloads

Publicado

20/06/2015

Como Citar

Bortolozzo, R. de S. (2015). VEM PRA RUA: INTERPRETAÇÃO E SENTIDO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(1), 163–169. https://doi.org/10.30681/real.v8i1.619