1988 NA VISÃO DE CAZUZA
AS CRÍTICAS IRÔNICAS DO POETA DO ROCK EM UM CONTURBADO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6249Palavras-chave:
Formação de Leitores., Música Brasileira., Interpretação Textual.Resumo
O presente artigo é resultado de um estudo de análise textual, com o objetivo de construir algumas possibilidades de interpretação ligadas à conjuntura sociopolítica do Brasil no final da década de 1980, sob a visão de um expoente do rock nacional. Optou-se pelos poemas contidos em quatro letras de músicas compostas por Cazuza (1958-1990), que versam sobre o contexto da promulgação da Constituição (1988) e redemocratização. A escolha do artista foi intencional, tanto pela qualidade de sua obra quanto pela representatividade que ele incorporou na luta contra a hipocrisia social e estereótipos de comportamento. A temática ficou por conta das questões sociopolíticas, época de escândalos de corrupção, movimentos populares, declínio do Governo Militar e liberdade de expressão. As análises comprovam a relevância do artista no cancioneiro nacional, a força de seu discurso irônico-emotivo e a importância de se efetivar a criticidade através de textos de fácil acesso e que possam contribuir para a construção e percepção das diversidades culturais.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. (1970). Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.
CAZUZA. Ideologia, CD. PolyGram do Brasil. 1988.
CAZUZA. O tempo não para – ao vivo, CD. PolyGram do Brasil. 1988.
CAZUZA. Burguesia, CD. PolyGram do Brasil. Philips, 1989.
CAZUZA. Entrevista. Cazuza no programa Cara a cara com Marília Gabriela (1988). https://youtu.be/dPj543V8xVQ
CAZUZA. Entrevista. Cazuza no programa do Jô Soares (1988). https://youtu.be/F2fFHgVbdfE
CAZUZA. Artigo de opinião. Por trás da canção # O tempo Não Para. https://youtu.be/IL58opkmTo4
FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Interpretação de Textos a partir de Análises Isoladas. In: CLIO, Grupo de Estudos em Literatura do Nordeste. GELNE, 2018.
FLORÊNCIO, R. R.; ABIB, P. R. J. Sangue Latino jorra no palco: nuances de decolonialidade na arte de Ney Matogrosso. Revista REVELL – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. ISSN 2179-4456, vol. 2, nº 22/2, 2019.
MAINGUENEAU, Dominique. Práticas de Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2012.
TEIXEIRA, M. (1997). O "sujeito" é o "Outro"? Uma reflexão sobre o apelo de Pêcheux à psicanálise. Letras de Hoje, e-ISSN 1984-7726, vol. 32(1), pp 61-88.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).