A SUBVERSÃO LATINO-AMERICANA
HIBRIDISMO EM GARCÍA MÁRQUEZ E JOÃO ANTÔNIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.6293Palavras-chave:
Hibridismo. Literatura latino-americana. Jornalismo.Resumo
Esta pesquisa analisa a relação entre o hibridismo literário e a mescla de discurso literário e jornalismo encontrado na literatura de João Antônio e García Márquez. Nesta investigação, estabeleceu-se diálogo com as reflexões de Bernd (2013), Mignolo (2000), Ortiz (1928) e Bhabha (1998) para vislumbrar o papel do hibridismo dentro da cultura latino-americana. Além disso, recorreu-se aos escritos de João Antônio (1976) e de críticos que discorrem sobre a escrita jornalística e literária de García Márquez, como Sánchez Rodrigues (2010) e Marques (2013). O objetivo é analisar a perspectiva do hibridismo de discurso no contexto latino-americano a fim de compreender como esse hibridismo favorece a expressão marginal de João Antônio, e qual a alteração presente na sua escrita e como se expressam a imigração e o deslocamento do sujeito latino-americano em García Márquez. Não se trata somente de um mecanismo, é um processo na literatura dos escritores: a amálgama entre a literatura e o jornalismo se encontra ativa para a representação de uma realidade que só é possível se manifestar por meio do hibridismo.
Downloads
Referências
ANTÔNIO, João. Malhação do Judas Carioca. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Crónica de una muerte anunciada. Barcelona: Penguin
Random House Grupo Editorial, 2015. E-book.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Notícia de um sequestro. Tradução Artur Guerra e Cristina
Rodriguez. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
MARQUES, Fabrício. Jornalismo e literatura: modos de dizer. Conexão – Comunicação e
Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 16, p. 11-27, jul./dez. 2009. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/124/115. Acesso em: 01 jun.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BERND, Zilá (Org.). Americanidade e transferências culturais. Porto Alegre: Movimento, 2013.
CANDIDO, Antonio. A Nova Narrativa. In: A educação pela noite e outros ensaios. São
Paulo: Ática, 1989. p. 199-215.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. I: a vontade de saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
MIGNOLO, Walter. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges and
border thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural.
Rio de Janeiro: Rocco, 2000. E-book.
SÁNCHEZ RODRIGUES, Gabriel. García Márquez: escritor o periodista lenguaje, formas,
estilo y pasión literaria a través de das obras analógicas: notas de prensa y doce cuentos
peregrinos. Mar Océana: revista del humanismo español e iberoamericano, Madrid, v. 1, n.
, p. 183-195, fev. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10641/585. Acesso em: 29
maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).