A SUBVERSÃO LATINO-AMERICANA

HIBRIDISMO EM GARCÍA MÁRQUEZ E JOÃO ANTÔNIO

Autores

  • Paula Borges UNIOESTE
  • Dr. Maricélia Univesidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v17i01.6293

Palavras-chave:

Hibridismo. Literatura latino-americana. Jornalismo.

Resumo

Esta pesquisa analisa a relação entre o hibridismo literário e a mescla de discurso literário e jornalismo encontrado na literatura de João Antônio e García Márquez. Nesta investigação, estabeleceu-se diálogo com as reflexões de Bernd (2013), Mignolo (2000), Ortiz (1928) e Bhabha (1998) para vislumbrar o papel do hibridismo dentro da cultura latino-americana. Além disso, recorreu-se aos escritos de João Antônio (1976) e de críticos que discorrem sobre a escrita jornalística e literária de García Márquez, como Sánchez Rodrigues (2010) e Marques (2013). O objetivo é analisar a perspectiva do hibridismo de discurso no contexto latino-americano a fim de compreender como esse hibridismo favorece a expressão marginal de João Antônio, e qual a alteração presente na sua escrita e como se expressam a imigração e o deslocamento do sujeito latino-americano em García Márquez. Não se trata somente de um mecanismo, é um processo na literatura dos escritores: a amálgama entre a literatura e o jornalismo se encontra ativa para a representação de uma realidade que só é possível se manifestar por meio do hibridismo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Dr. Maricélia, Univesidade Estadual do Oeste do Paraná

    UNIOESTE

Referências

ANTÔNIO, João. Malhação do Judas Carioca. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Crónica de una muerte anunciada. Barcelona: Penguin

Random House Grupo Editorial, 2015. E-book.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Notícia de um sequestro. Tradução Artur Guerra e Cristina

Rodriguez. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

MARQUES, Fabrício. Jornalismo e literatura: modos de dizer. Conexão – Comunicação e

Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 16, p. 11-27, jul./dez. 2009. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/124/115. Acesso em: 01 jun.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BERND, Zilá (Org.). Americanidade e transferências culturais. Porto Alegre: Movimento, 2013.

CANDIDO, Antonio. A Nova Narrativa. In: A educação pela noite e outros ensaios. São

Paulo: Ática, 1989. p. 199-215.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. I: a vontade de saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

MIGNOLO, Walter. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges and

border thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural.

Rio de Janeiro: Rocco, 2000. E-book.

SÁNCHEZ RODRIGUES, Gabriel. García Márquez: escritor o periodista lenguaje, formas,

estilo y pasión literaria a través de das obras analógicas: notas de prensa y doce cuentos

peregrinos. Mar Océana: revista del humanismo español e iberoamericano, Madrid, v. 1, n.

, p. 183-195, fev. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10641/585. Acesso em: 29

maio 2021.

Downloads

Publicado

16.12.2024

Como Citar

Borges, P., & Santos, M. N. dos . (2024). A SUBVERSÃO LATINO-AMERICANA: HIBRIDISMO EM GARCÍA MÁRQUEZ E JOÃO ANTÔNIO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 17(01), e6293. https://doi.org/10.30681/real.v17i01.6293