INTENÇÃO DISCURSIVA E RELAÇÕES DIALÓGICAS NA REDE SOCIAL:
OS COMENTÁRIOS COMO CADEIA NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO RESPONSIVO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.6358Palavras-chave:
Palavras-chaves: intenções discursivas. Comentário online. Discurso dialógico. Axiologia.Resumo
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a construção de intenções discursivas em comentários online presente na rede social Facebook, no que também, estudaremos a constituição do gênero discursivo comentário online. De forma mais específica, intentamos discutir o modo como os sujeitos dialogam e usam recursos de caráter discursivo-semióticos para a manifestação dessas intenções discursivas através da conversação (RECUERO, 2012, 2014). Assim os pressupostos teóricos recaem nas formulações do discurso dialógico de Bakhtin (BAKHTIN, 2003[1952/3]), situando o presente estudo no campo da Linguística Aplicada a partir de uma abordagem qualitativa-interpretativista do tipo netnográfica.Os resultados da investigação focalizaram o gênero comentário online de natureza ativo-responsiva, onde o enunciador coloca em evidência seu posicionamento axiológico, que constitui sua intenção discursiva.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.
FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”–redescrições em curso. In: Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. MOITA LOPES, L. P. [org.] Ed. Parábola, 2006.
KOZINETS, R. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p.
MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, 279p.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 67-84, 2006.
RECUERO, Raquel. Contribuições da Análise de Redes Sociais para o estudo das redes sociais na Internet: o caso da hashtag #Tamojuntodilma e #CalaabocaDilma. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 16(2): 60-77 maio/agosto 2014.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Revista verso e reverso: Unisinos, 2014.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet / Raquel Recuero. – Porto Alegre: Sulina, 2009. ROSSI REMENCHE, Maria de Lourdes; ROHLING, Nívea. O horizonte valorativo em enunciados do gênero comentário online: uma escuta dialógica.Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 1460-1475, out. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).