O EU EM FLORBELA ESPANCA: SUJEITO E AUTORIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i2.909Resumo
A repetição do termo Eu e, consequentemente, de sentidos na poesia de Florbela Espanca (1894-1930), norteará essa reflexão, a partir do que buscaremos compreender, pela perspectiva discursiva a sua relação com a função-autor (FOUCAULT, 1969;1990;), os processos de autoria (ORLANDI, 1996; 2004; 2007;) e, mais especificamente, com a noção de autoria na escrita poética. Tendo em vista as instâncias de eus que a escrita poética põe em jogo, na situação imediata do dizer poético, perguntamos pela relação entre o escritor (uma poetisa portuguesa), o locutor (enunciador poeticamente construído no texto literário) e o sujeito-poeta, a posição discursiva a que se inscreve o escritor nessa escrita poética. Centraremos o nosso olhar no uso reiterativo do pronome eu, supondo sua repetição enquanto um lugar discursivo que materializa diferenças, no modo como o sujeito-escritor traduz pela poesia os diferentes fios discursivos que o significam, no (des)encontro mesmo do seu dizer com os dizeres do OutroDownloads
Referências
ESPANCA, Florbela. Poemas. Livraria Martins Fontes. Ed. 1996. São Paulo Brasil.
BORGES. Maria Cristina Ramos; JESUS. Sergio Nunes. Bakhtin/ Ducrot; contribuições para analise do discurso. Bakhtiniana. São Pulo, v.1 n.3, p.153-163. 2010.
FOUCAULT, Michel. O Pensamento do Exterior. Editora Princípios: São Paulo, 1990.
_____. O que é um autor? 1969.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, Leitura e efeitos do trabalho simbólico. In: Autoria e Interpretação. Editora: Pontes, Campinas-SP, 2004.
_____. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas, São Paulo. Pontes 2000.
_____. Introdução às ciências da linguagem - Discurso e textualidade/ Suzy Lagazzi-Rodrigues e Eni P. Orlandi (orgs) Pontes Editores, 2010- 2ª edição: Campinas, São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).