A CORDA DE PEPETELA: UM RETRATO DE ANGOLA PÓS-INDEPENDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i2.920Resumo
A década de 1970 foi em Angola um momento histórico quando se fez necessária a mobilização por intermédio da arte. A peça teatral A Corda (1978) de Pepetela é um exemplo desta forma artística. Este trabalho observa na referida peça o teatro na sua relação estabelecida entre o palco e a plateia, além da disposição de seus elementos artísticos e estéticos, e a difusão das ideais militantes nessa época de confrontos sociopolíticos. Apresenta um estudo que visa destacar os aspectos históricos e políticos da vida social, a partir dos elementos estéticos da moderna dramaturgia angolana. Pauta-se na teoria e na crítica teatral e literária. Observa o drama histórico e o teatro político na construção da identidade nacional angolana.
Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no Século XX. 2. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
AMÂNCIO, Iris Maria da Costa. A corda: um convite a pensar. In¬¬:_____. Portanto... Pepetela. Organização de Rita Chaves e Tania Macêdo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. p. 249-254.
BUENO, Wilson. “‘O Escritor Pode Apoiar uma Guerra’, diz Pepetela”, “Caderno 2”, O Estado de S. Paulo, 11. jun. 2000.
CHAVES, Rita; MACÊDO, Tânia. (Orgs.). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 17. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
CICERO, Antonio. “Bárbarie e Civilização” Folha de São Paulo. 28. jul. 2007. Disponível em: . Acesso em 3. dez. 2011.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, 1998.
GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 2004.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Trad. Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LUKÁCS, Georg. La Novela Histórica. México, Ediciones Era, 1977.
MOTA, Denise. “Independência e Justiça”, Raça Brasil, n. 97, São Paulo, abr. 2006. Disponível em: <http://racabrasil.uol.com.br/edicoes/97/artigo 16440-1.asp>. Acesso em: 20. abr. 2007.
PEPETELA. A Corda. 2. ed. Luanda – Angola: União dos Escritores Angolanos, 1980.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SILVA, Agnaldo Rodrigues. (Org.). Diálogos literários. São Paulo: Ateliê / Cáceres: UNEMAT Editora, 2008.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).