COMENTÁRIOS DA SEMANA: UMA ANÁLISE DAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE MACHADO DE ASSIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i2.921Resumo
Este breve estudo procura percorrer os encalços da escrita machadiana, mais precisamente a jornalística, e extrair dela os aspectos que moldaram a estética do autor. Para tanto, utilizaremos a seção Comentários da Semana como forma de captar elementos norteadores e conteúdos recorrentes em seu estilo literário e jornalístico.
Downloads
Referências
BATISTA, Elizabeth. Entre impressões e opiniões: apontamentos sobre Machado cronista e a imprensa periódica no Brasil. IN: Revista ECOS. Edição nº 010 - Julho 2011
CAVALLINI, Marco Cícero. Momento e Política: os comentários da semana de Machado de Assis. IN: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.). História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005, pp. 299-340.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/ Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP/ Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
GRANJA, Lúcia e CANO, Jefferson. Machado de Assis. Comentários da semana. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
MINÉ, Elza. Páginas Flutuantes: Eça de Queiroz e o jornalismo no século XIX. Cotia. Ateliê. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).