História para Início da Escolarização: Relatos do fazer pedagógico em um curso de formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.654Resumo
O foco deste estudo é descrever e discutir a formação inicial de docentes para atuarem no início da escolarização, em especial, no ensino de História, a partir de experiências de formação desenvolvidas durante o semestre letivo
2010/02. Os dados são provenientes de um grupo de acadêmicas que cursaram a disciplina História para Início da Escolarização, no Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop no referido semestre, e foram
coletados a partir das atividades propostas e do próprio fazer pedagógico. O aporte teórico teve por base a discussão dos textos propostos na bibliografia da matriz curricular do referido Curso (Fonseca, 2003; PCN/História, 2000;
Penteado, 1994). Os resultados da prática desenvolvida mostram que a formação inicial, mediante uma proposta reflexiva (de acordo com os pressupostos defendidos por Nóvoa, 1995, Pimenta e Ghedin, 2005, Zeichener, 1993, 2003, 2008, dentre outros) que oportunize a relação entre teoria e prática é almejada pelos futuros profissionais e se mostra mais significativa aos acadêmicos, pois se sentem melhor preparados para a atuação pedagógica em sala de aula.
Palavras-chave: história para início da escolarização; formação docente; fazer pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.