História para Início da Escolarização: Relatos do fazer pedagógico em um curso de formação inicial

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.654

Resumo

O foco deste estudo é descrever e discutir a formação inicial de docentes para atuarem no início da escolarização, em especial, no ensino de História, a partir de experiências de formação desenvolvidas durante o semestre letivo
2010/02. Os dados são provenientes de um grupo de acadêmicas que cursaram a disciplina História para Início da Escolarização, no Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop no referido semestre, e foram
coletados a partir das atividades propostas e do próprio fazer pedagógico. O aporte teórico teve por base a discussão dos textos propostos na bibliografia da matriz curricular do referido Curso (Fonseca, 2003; PCN/História, 2000;
Penteado, 1994). Os resultados da prática desenvolvida mostram que a formação inicial, mediante uma proposta reflexiva (de acordo com os pressupostos defendidos por Nóvoa, 1995, Pimenta e Ghedin, 2005, Zeichener, 1993, 2003, 2008, dentre outros) que oportunize a relação entre teoria e prática é almejada pelos futuros profissionais e se mostra mais significativa aos acadêmicos, pois se sentem melhor preparados para a atuação pedagógica em sala de aula.

Palavras-chave: história para início da escolarização; formação docente; fazer pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandra Ines Seganfredo SANTOS
    Doutora em Estudos Linguísticos; professora da área de Metodologia do Ensino na UNEMAT/Sinop.

Downloads

Publicado

13/06/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

História para Início da Escolarização: Relatos do fazer pedagógico em um curso de formação inicial. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.654

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>