QUANDO A PEDAGOGIA CALA, A INFÂNCIA FALA: PROTAGONISMO DE CRIANÇAS EM COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

  • ELIANE MARIA DE JESUS DE JESUS Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i1.10828

Palavras-chave:

Pedagogia. Crianças. Vivências. Cen(a)contecimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar modos outros de ver e pensar a educação de crianças pequenas fora do currículo prescrito, na perspectiva da filosofia da diferença. O texto apresenta uma compreensão do protagonismo de crianças a partir de uma infância viva e que pulsa nos cotidianos escolares. Para isso discute a pedagogia enquanto ciência e a própria infância. Utiliza-se da cartografia como método, partindo da sua compreensão enquanto mapa móvel, que permite acessar as vivências de crianças de três anos, nos espaços de uma creche municipal no interior do estado de Mato Grosso. Pelos mapas de acesso, trazemos aqui a composição de duas cenas, aqui nomeadas de “cen(a)contecimento”, por representar acontecimentos cotidianos envolvendo o protagonismo de crianças na Educação Infantil. No percurso cartográfico e no diálogo com autores que nos permitem pensar a infância sob novas lentes, fica em evidência a potência do ser criança, que para além da nossa prepotência de saber e poder, rompe com toda tentativa de pedagogizá-la, instaurando neste lugar sua força criadora, e seu movimento próprio do ser criança, que brinca, cria, e vive sua infância.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

DE JESUS, E. M. D. J. (2023). QUANDO A PEDAGOGIA CALA, A INFÂNCIA FALA: PROTAGONISMO DE CRIANÇAS EM COTIDIANOS ESCOLARES. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(1), e102302. https://doi.org/10.30681/relva.v10i1.10828

Edição

Seção

ARTIGOS