A CENTRALIZAÇÃO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.109Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise dos aspectos voltados à centralização dos Centros da Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) de Mato Grosso nos anos de 2008 e 2009. A categoria integra-se a pesquisa de doutoramento da autora que investigou a política de implantação dos respectivos Centros no período de 2008 a 2011. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, ancorou-se na coleta de dados coletados por meio da análise documental, observação in loco e entrevistas realizadas com profissionais da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs) e dos CEJAs de Mato Grosso. As entrevistas foram realizadas no decorrer dos anos de 2010 e 2011 e todos os profissionais entrevistados estiveram diretamente envolvidos no processo de implantação e de implementação da política. As análises evidenciam que ao centralizar formas de ofertas diferenciadas em alguns municípios, desarticuladas de condições de acesso da demanda potencial da EJA, a política segregou ainda mais a população jovem e adulta de Mato Grosso do direito de ingressar ou dar continuidade e concluir o seu processo de Educação Básica.