O WHATSAPP MESSENGER COMO RECURSO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Nádie Christina Ferreira Machado Spence

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.112

Resumo

Esse artigo propõe-se a apresentar reflexões preliminares sobre uma experiência interdisciplinar que se valeu do aplicativo WhatsApp Messenger como recurso para trocas e discussão de ideias em um trabalho sobre Bullying e Cyberbullying. A atividade foi desenvolvida por dois professores dos cursos de Direito e Psicologia, de uma Instituição de Ensino Superior no Mato Grosso, e contou com a participação voluntária de 50 alunos, distribuídos do primeiro ao último semestre dos mesmos cursos. Alunos e professores interagiram através do aplicativo por quinze dias e os registros das conversas foram exportados para análise qualitativa das interações. Foi uma atividade que rompeu com os limites de tempo e espaço e conseguiu motivar o grupo para o desenvolvimento de uma dramatização, apresentações de slides e panfletos a serem distribuídos à comunidade. Considera-se que a atividade foi exitosa, apesar de precisar (des)construir junto aos participantes os usos possíveis do aplicativo, no caso voltados à construção de conhecimento, assim como o que deve ser público ou mantido no privado. Os dados ainda estão sendo analisados e devem suscitar outras discussões no futuro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-10-16

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O WHATSAPP MESSENGER COMO RECURSO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. (2014). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 1(1). https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.112