REFLEXÕES SOBRE GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Marlene Nunes Martins

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.115

Resumo

Este artigo tem como tema a Gestão Escolar e objetiva promover uma reflexão sobre a função do gestor escolar no processo de democratização da escola. Para tanto é necessário buscar algumas concepções que servirão de embasamento teórico, tendo em vista que a intenção dos autores é de fomentar uma reflexão crítica de como funciona o trabalho deste profissional da educação no processo de democratização da escola. Saber o que significa e de que forma está acontecendo a gestão da escola onde seu filho estuda, em seu local de trabalho ou na comunidade em que mora. Como embasamentos da pesquisa qualitativa serão utilizados alguns teóricos, como: LIBÂNEO (2003; 2004); LIMA (2010); LUCK (2010); PARO (2002); TAVARES (2009); VIEIRA (2002) e outros, que falam sobre a prática da gestão escolar. Os princípios de democratização no interior das escolas são necessários, sabe-se que quando a realidade é compartilhada e vivenciada pela comunidade escolar, desenvolve-se melhor seus objetivos. Porém, esta prática está longe de se concretizar, pois, o sistema organizacional das escolas ainda encontra dificuldades para trabalhar de forma participativa, a partir do envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar.

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Publicado

2014-10-16

Como Citar

Martins, M. N. (2014). REFLEXÕES SOBRE GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 1(1). https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.115

Edição

Seção

ARTIGOS