REFLEXÕES SOBRE GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.115Resumo
Este artigo tem como tema a Gestão Escolar e objetiva promover uma reflexão sobre a função do gestor escolar no processo de democratização da escola. Para tanto é necessário buscar algumas concepções que servirão de embasamento teórico, tendo em vista que a intenção dos autores é de fomentar uma reflexão crítica de como funciona o trabalho deste profissional da educação no processo de democratização da escola. Saber o que significa e de que forma está acontecendo a gestão da escola onde seu filho estuda, em seu local de trabalho ou na comunidade em que mora. Como embasamentos da pesquisa qualitativa serão utilizados alguns teóricos, como: LIBÂNEO (2003; 2004); LIMA (2010); LUCK (2010); PARO (2002); TAVARES (2009); VIEIRA (2002) e outros, que falam sobre a prática da gestão escolar. Os princípios de democratização no interior das escolas são necessários, sabe-se que quando a realidade é compartilhada e vivenciada pela comunidade escolar, desenvolve-se melhor seus objetivos. Porém, esta prática está longe de se concretizar, pois, o sistema organizacional das escolas ainda encontra dificuldades para trabalhar de forma participativa, a partir do envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar.