DORMI PROFISSIONAL, ACORDEI PROFESSOR: ESTUDO SOBRE O FAZER DIDÁTICO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1459Resumo
A graduação forma profissionais em nível superior com conhecimento técnico - científico para atuar no mercado, dessa forma, não prepara profissionais para atuar na docência. A partir do apontamento das autoras Pimenta e Anastasiou (2005) de que os professores do ensino superior dormem profissionais e acordam professores, o presente estudo tem por objetivo compreender o fazer didático pedagógico do professor do curso de Administração ofertado por uma universidade privada do Noroeste Paranaense. A pesquisa foi qualitativa/descritiva, com o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio com roteiro semiestruturado, com dados organizados em categorias de análise. Os resultados demonstraram que os professores adentram a docência sem ter escolhido ser professor; que ao longo de sua carreira docente buscam a formação pedagógica a partir de capacitação em cursos de formação continuada na própria instituição, cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e suas práticas são fundamentadas na abordagem de ensino tradicional, geralmente na reprodução de ensino e avaliação de um professor que era considerado bom. Para os professores do curso de Administração, a abertura de espaços para a discussão sobre os saberes pedagógicos poderá contribuir para a construção e caminhos formativos. As experiências cotidianas vividas pelos professores poderão servir para contextualizar as diversas situações e, principalmente, para discutir os referenciais epistemológicos de Educação, buscando, em sua atuação como docente, a formação de profissionais-administradores com visão crítica da realidade social na qual se inserem.
Palavras-chave: Educação Superior. Administrador. Formação Docente. Prática Pedagógica.