REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUARA

Autores

  • Rosalia de Aguiar ARAÚJO
  • Lilian OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1462

Resumo

As representações sociais são um conjunto de fenômenos, crenças, e ideias sobre determinado objeto ou acontecimento. Pode ser tanto um fenômeno como a teoria utilizada para explicá-lo. São construídas individualmente a partir da interação do indivíduo com o grupo em que está inserido e podem ser modificadas de acordo com as vivências e experiências das pessoas diante de algum fato. Com o presente trabalho objetivamos mapear as Representações Sociais que professores e alunos de uma escola pública municipal possuem sobre meio ambiente. A partir da técnica de desenhos elaborados pelos alunos e profissionais da educação da referida escola, analisamos se as representações sociais dos professores e gestores influenciam nas representações dos alunos. Em parceria com a escola, solicitamos aos alunos, ao professor regente, ao coordenador e ao diretor, que fizessem um desenho representativo dos seus respectivos entendimentos sobre meio ambiente. Fizemos uma análise utilizando o método qualitativo, pois as representações sociais são as formas de representar os conhecimentos das pessoas em relação a alguma coisa. O conjunto de dados qualitativos produzidos pela pesquisa aponta que a figura do professor pode influenciar na construção das representações sociais dos alunos. O que notamos foi uma visão reducionista do professor em relação ao meio ambiente e esta condição também condizia com os desenhos de seus alunos.

Palavras-chave: Representação Social. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

ARAÚJO, R. de A., & OLIVEIRA, L. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUARA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(1). https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1462

Edição

Seção

ARTIGOS