OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: uma experiência desenvolvida numa escola do município de Juruena

Autores

  • Váléria Gomes Dias Von1 RYN
  • Eberson Paulo TREVISAN

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1464

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida no município de Juruena-MT, sobre as potencialidades do uso de jogos matemáticos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa utilizou-se de metodologia qualitativa a partir de estudo bibliográfico e pesquisa de campo com entrevista a professores do 1º segmento da EJA produzindo dados referentes à utilização dos jogos educativos na disciplina de matemática das turmas de EJA. A partir dos dados produzidos, foi desenvolvida uma sequência didática, utilizando-se de jogos, com foco nos conteúdos apontados pelos professores como os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos. Posteriormente professor e alunos avaliaram a evolução do conhecimento frente aos conteúdos trabalhados. Os resultados obtidos mostraram que este recurso didático contribui para o aprendizado da matemática nesta modalidade de ensino, pois desperta nos jovens e adultos o interesse, o prazer e a criatividade, promovendo a construção de conceitos matemáticos de forma livre e dinâmica.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Ensino-Aprendizagem na EJA. Recursos Metodológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: uma experiência desenvolvida numa escola do município de Juruena. (2016). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(1). https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1464

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)