OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: uma experiência desenvolvida numa escola do município de Juruena
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1464Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida no município de Juruena-MT, sobre as potencialidades do uso de jogos matemáticos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa utilizou-se de metodologia qualitativa a partir de estudo bibliográfico e pesquisa de campo com entrevista a professores do 1º segmento da EJA produzindo dados referentes à utilização dos jogos educativos na disciplina de matemática das turmas de EJA. A partir dos dados produzidos, foi desenvolvida uma sequência didática, utilizando-se de jogos, com foco nos conteúdos apontados pelos professores como os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos. Posteriormente professor e alunos avaliaram a evolução do conhecimento frente aos conteúdos trabalhados. Os resultados obtidos mostraram que este recurso didático contribui para o aprendizado da matemática nesta modalidade de ensino, pois desperta nos jovens e adultos o interesse, o prazer e a criatividade, promovendo a construção de conceitos matemáticos de forma livre e dinâmica.
Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Ensino-Aprendizagem na EJA. Recursos Metodológicos.